O resultado positivo de covid-19 num paciente de 47 anos que mora em Laranjal fecha os 399 municípios do Paraná com a doença. A confirmação do paciente infectado ocorreu nessa quinta (29), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Até então, o município vinha sendo o único sem registro de casos. Entretanto, segundo o boletim da Sesa, outros casos estão sendo investigados.
De acordo com a diretora de Saúde do município, Lucimara Silva, para evitar a contaminação os cuidados serão redobrados. Afinal, o município que fica a 168 quilômetros de Guarapuava, não possui hospital. Assim, os casos de pacientes mais graves precisam de atendimento em Pitanga ou Guarapuava. Contudo, o atendimento permanece centralizado numa unidade de saúde na Região Central da cidade.
Entretanto, segundo o IBGE, o município que possui cerca de seis mil habitantes, concentra 4,2 mil moradores no Interior. Assim, essa condição seria a responsável pela demora do novo coronavírus atingir o município. Todavia, os cuidados preventivos tomados desde o início da pandemia, também contribuíram.
Nesse sentido, houve implantação de barreiras sanitárias e o comércio fechou. Porém, o rigor no uso de máscaras por parte da população continua para evitar a propagação da doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.