22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Laranjeiras do Sul alerta sobre prevenção de acidentes com escorpiões

O alerta dado pela Saúde pede atenção para a infestação de animais peçonhentos, mais propícia com a chegada do clima do verão

normal_Escorpiaoamarelo_foto_Emanuel_Marques_da_Silva

Escorpião amarelo está entre os animais que precisam de alerta da população (Foto: Emanuel Marques da Silva/SESA)

Com a chegada do verão, o clima fica mais propício para a infestação de animais peçonhentos. Por isso, alguns cuidados com animais como o escorpião merecem maior atenção. Dessa forma, a divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Laranjeiras do Sul reafirma a importância de seguir alguns cuidados para prevenir acidentes com esses animais.

Assim, segundo a bióloga Nádia de Assis, o clima quente e úmido é propenso à proliferação de escorpiões. Principalmente no período entre setembro e março, considerados meses quentes e chuvosos. Para evitar esse problema há a necessidade de alguns cuidados, principalmente a higiene adequada.

Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes. Bem como, em caixas de fiação elétrica, telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos e aqueles rodinhos de vedação nas portas.

A bióloga alerta ainda a necessidade de redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões. Ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento. Além disso, os ambientes devem estar sempre limpos. Conforme Nádia, “o escorpião não sai do abrigo para picar ninguém”.

Geralmente os acidentes ocorrem porque alguém pisou, colocou a mão ou o esmagou. Por isso é importante verificar lençóis, roupas de cama e toalhas antes de usar. Além de afastar as camas das paredes. “A melhor maneira de prevenir o aparecimento dos escorpiões é a limpeza correta de todas as áreas das residências e colocar barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada”.

TIPOS DE ESCORPIÕES

O Paraná possui vários escorpiões nativos, como o marrom e o preto. Essas espécies não apresentam acidentes graves. No entanto, o escorpião amarelo tem maior periculosidade. Caso ocorra a picada por esse animal, a pessoa deve dirigir-se imediatamente à Unidade de Saúde ou hospitalar mais próxima de casa.

De acordo com as informações da assessoria da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, os escorpiões só buscam as residências que oferecem abrigo e alimento à ele. Portanto, precisa-se manter a casa limpa e livre de entulhos. Caso encontrar na residência um escorpião amarelo, deve comunicar o departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone (42) 3635-7595.

Por fim, se o tiver capturado pode levar até o departamento de Vigilância, localizado embaixo da Capela Mortuária, na rua Valdomiro Beê, 10, Centro de Laranjeiras do Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo