A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. Ele melhora os indicadores de mortalidade e os efeitos sobre a saúde infantil. Assim como reduz a probabilidade de câncer de mama e ovário na mulher.
Por isso, agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno e, neste ano, tem o tema “Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”. Dessa forma, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, por meio do Projeto “Elos de Afeto”, programou uma série de atividades durante todo o mês.
De acordo com a nutricionista Thaise Almeida Granzotto, a Secretaria já alcançou resultados positivos quanto à promoção do aleitamento materno. Assim, as ações buscam chamar a atenção da população para a importância do leite humano na saúde do bebê, bem como do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros meses.
As atividades da Semana do Aleitamento Materno mostram a importância de trabalharmos juntos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias.
A programação inicia na próxima quarta (10) às 14h no Hospital São José com o tema “Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno”. Esse tema também volta à discussão na quinta (11) às 15h na Atenção Básica.
No dia 16 de agosto às 9h ocorre uma reunião com estabelecimentos comerciais sobre o tema. Além disso, nos dias 18 e 19 de agosto, a Educação Permanente volta à discussão às 9h no Hospital São Lucas. E, por fim, no dia 31 de agosto tem capacitação para as Agentes de Saúde às 13h.
Leia outras notícias no Portal RSN.