A tecnologia possibilitou que novas oportunidades de atuação surgissem para os profissionais. Assim como a de programador, que é mais uma demanda do trabalho. Por isso, a Prefeitura de Laranjeiras do Sul está ofertando 40 vagas para um curso de graça.
A qualificação trata-se de uma parceria com a Viasoft e a Fundação Araucária para o qual o aluno será remunerado. As vagas são distribuídas em duas turmas, com bolsa para alunos do Ensino Médio e Ensino Superior. O curso terá a duração de seis meses e vai ocorrer no espaço Laranjeiras Tecnológica, um Centro de qualificação profissional e empregabilidade.
Para participar, os interessados precisam se inscrever por meio do site da prefeitura até às 17h do dia 1° de dezembro de 2022. A seleção dos beneficiados pelo Programa, vai ser feita em um processo seletivo, conforme os critérios.
REQUISITOS
Os candidatos da bolsa de Ensino Médio precisam ser de uma família que more em Laranjeiras do Sul, nos últimos 12 meses. Ele precisa estar cursando ou ter concluído Ensino Médio, ou ainda estar cursando o Ensino Superior. Além disso, é necessário ter até 35 anos completos na data da inscrição.
Já os interessados na bolsa de ensino superior, precisam morar em Laranjeiras do Sul ou em um município vizinho. Como também estar regularmente matriculado em curso de graduação em Instituição de Ensino Superior durante toda a oferta do curso de formação. Mas não podem estar exercendo atividade remunerada ou acumular bolsas.
Além disso, é necessário ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, elaborar relatórios para apreciação do orientador e apresentar os resultados finais do plano de atividade. No entanto, deve ser feito sob forma de exposição oral ou painel em evento da instituição de Ensino Superior.
COMO FUNCIONA
O curso de capacitação será custeado pelo município podendo ser feito on-line ou presencial. No entanto, o pagamento da bolsa vai ocorrer proporcionalmente. Em caso de meses incompletos todos os pagamentos serão efetuados após a comprovação da frequência mínima mensal.
No total serão 40 vagas, sendo 20 bolsa para Ensino Médio e 20 para Ensino Superior. Conforme as informações, a carga horária é de 40h semanais, com duração de seis meses e o valor a ser pago é de R$ 1.200 mensais. Para o Ensino Médio, o responsável pelo pagamento é a prefeitura e para o Ensino Superior a Fundação Araucária.
O processo seletivo será constituído pelos seguintes critérios de classificação: teste de perfil comportamental e raciocínio lógico. Já a entrevista consiste na elaboração de perguntas pelo avaliador ao candidato acerca dos conhecimentos dos perfis estabelecidos no edital para cada uma das vagas.
Leia outras notícias no Portal RSN.