Laranjeiras do Sul passa contar agora com uma cozinha-escola instalada na Comunidade Passinhos, às margens da PR-585. Assim, o projeto oferece aos alunos experimento na prática, de tudo que eles podem aprender na teoria.
Por isso, a cozinha fica em uma edificação que também comporta salas para capacitação. A primeira, envolve o Clube de Mães da Linha Passo Liso, sobre panificação, iniciou nesta semana. Desse modo, os participantes continuam utilizando com a participação de instrutores da Faep/Senar.
De acordo com o Estado, o convênio totaliza pouco mais de R$ 127,7 mil, com repasse de R$ 121,3 mil do governo estadual. A aplicação dos recursos ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o restante em contrapartida da prefeitura.
O projeto da cozinha-escola comunitária de Laranjeiras do Sul tem como objetivos a promoção de cursos de capacitação. Como também, o aperfeiçoamento em boas práticas.
Além disso, a iniciativa impulsiona a geração de renda à população credenciada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Incluindo também, produtores rurais e urbanos organizados em grupos ou associações. Entre os equipamentos entregues estão geladeira, freezer, fornos e fogões.
Na atual gestão, já foram entregues ou estão em processo de entrega 231 equipamentos de segurança alimentar e nutricional, dos quais 28 são cozinhas comunitárias e 13 cozinhas-escola.
Leia outras notícias no Portal RSN.