Os próximos quatro dias a partir deste sábado (10) serão de falta de água tratada em várias localidades de Laranjeiras do Sul. De acordo com a Sanepar, até a terça (13), equipes farão manobras emergenciais na rede de distribuição de água. Conforme a Sanepar, esse serviço se faz necessário porque o calor provoca demanda elevada no consumo de água. Além disso, a estiagem reduz o nível dos mananciais de abastecimento, comprometendo a distribuição.
“As equipes fazem a análise diária do sistema. E se não houver necessidade, os registros permanecerão abertos. No entanto, caso seja necessário, o fechamento ocorrerá das 16h às 7h da manhã do dia seguinte. Há previsão de normalização gradativa a partir das 8h”.
PROGRAME-SE
Sábado (10): Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas. Além de Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti. Assim como Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
Domingo (11) – Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro. Assim como o Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial. O desabastecimento afeta também as Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.
Segunda (12) – Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama. Inclui-se os condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti. Além das Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
Terça (13) – Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes. Assim como: Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial. As Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum também ficarão desabastecidas.
ORIENTAÇÃO
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. Por isso, a Sanepar lembra que cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. Conforme normas técnicas, o reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Entretanto, para contribuir, a Sanepar orienta para que o consumidor faça uso racional e inteligente da água. Assim, evite lavar carros e calçadas. Adie toda atividade que demande água e não seja urgente. Não use a mangueira como vassoura. Adote hábitos de uso econômico. Ou seja, feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, ensaboa a louça, faz a barba e escova os dentes. Reduza o tempo de banho: 5 minutos é o necessário. Verifique torneiras pingando e possíveis vazamentos. Faça o reuso da água de lavagem e enxágue das roupas para lavar pisos, calçados, regar jardins.
SERVIÇO
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Assim, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número da matrícula. Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar.
Leia outras notícias no Portal RSN.