22/08/2023



Geral Região

Laranjeirense com suspeita de H1N1 morre no hospital em Guarapuava

imagem-113949

Da Redação, com Jornal Correio do Povo

Guarapuava – Morreu na tarde desta sexta feira (24) ,a paciente de Laranjeiras do Sul que estava internada em Guarapuava desde a última terça (21) com suspeita de gripe H1N1. Lucia Bortoluzzi estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Tereza, e veio a óbito na tarde de hoje.

De acordo com a enfermeira da epidemiologia, Patrícia Massuqueto, na segunda (20) pela manhã, Lucia foi até uma unidade de saúde para uma consulta em Laranjeiras do Sul. Ao meio dia ela foi internada por problemas respiratórios. No entanto, segundo Patrícia, o quadro dela foi piorando muito rapidamente, sendo necessário encaminhá-la à UTI. “O quadro dela evoluiu para uma síndrome respiratória aguda grave”, conta a enfermeira.

A profissional informou ainda que na manhã de ontem (23), em contato com o hospital, foi relatado a ela que Lucia respirava com a ajuda de um aparelho e o quadro dela era grave.

Foi recolhida amostra para exame, para poder confirmar se ela realmente estava com H1N1. Nas redes sociais, muitos amigos de Lucia postaram mensagens de apoio. Ela é irmã do vereador de Rio Bonito do Iguaçu, Nelso Bortoluzzi, e de Juarez Bortoluzzi, que atua no departamento de Esportes do Município. Segundo uma sobrinha, ela não era casada e também não tinha filhos.  

O resultado do exame para saber se a causa foi H1N1 ou não, sai dentro de 30 dias.

Se for confirmada, esta é a terceira morte causada pela gripe na região, as outras duas ocorreram em Pitanga e Nova Laranjeiras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo