Dez entidades que representam parte dos principais setores econômicos de Guarapuava confirmaram apoio ao prefeito eleito, Denilson Baitala (PL). A intenção, conforme as lideranças empresariais e os sindicatos patronais, é ter uma participação efetiva junto à nova administração. O encontro, nessa quarta (16), na Casa da Indústria, levantou demandas prioritárias elencadas pelas entidades. Trata-se do mesmo documento entregue durante a campanha eleitoral a todos os candidatos. Baitala estava acompanhado pela vice eleita, Rosângela Virmond (PSD).
De acordo com o documento, estão selecionados os principais pilares da gestão pública. Cada um contém tópicos que, na visão dessas entidades, são importantes para o desenvolvimento sócio-econômico regional. A primeira prioridade trata do fortalecimento da gestão pública, com secretariado técnico e competente. Lista também a transparência, eficiência e foco em resultados e ‘Tolerância Zero’ à corrupção e improbidade.
Outro ponto é o desenvolvimento econômico que traz, entre outras demandas, a implantação de um ‘Mercado Municipal’. Além do combate ao comércio ilegal, incentivos aos pequenos agricultores e acesso a crédito para empreendedores.
Quando o assunto é Infraestrutura e Logística, as demandas passam pela implementação de parques industriais com infraestrutura de saneamento, iluminação pública e conectividade. A melhoria na iluminação pública, tanto na qualidade quanto na cobertura, também surge entre as solicitações. Fala também sobre ampliação e melhoria no sistema de coleta de lixo, expansão e melhoria das linhas de transporte público. Esse setor, conforme os empresários, deve atender os turnos de trabalho de empresas e indústrias, além das áreas rurais.
OUTRAS ÁREAS
O documento, mostra ainda que a educação, o meio ambiente, a saúde e a segurança pública também necessitam de cuidados especiais. Sugestões estão contempladas nas propostas elaboradas em conjunto pelas lideranças empresariais e sindicatos patronais.
“O objetivo é fortalecer a economia local, melhorar a qualidade de vida da população e preparar Guarapuava para enfrentar os desafios do futuro, sempre com foco na transparência, eficiência e inovação. Entendemos que o crescimento de uma cidade é um processo contínuo e colaborativo, que exige a participação de todos os setores da sociedade”. Leia o documento na íntegra aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.