Guarapuava será sede, nesta quinta (24), de uma série de agendas que colocam a cidade no centro do debate político estadual. A visita de lideranças como o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, e dos secretários estaduais Beto Preto (Saúde) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) marca uma movimentação significativa na relação entre o governo estadual, Guarapuava, e os municípios da Região.
De acordo com a pauta, às 14h, o trio participa da inauguração da Clínica Escola Unicentro, que fica no Hospital Regional. Ainda haverá o anúncio do processo licitatório para a obra do bloco didático da unidade. O evento simboliza um avanço na formação médica no interior do estado.
No entanto, também escancara uma demanda que vem ganhando força entre os estudantes: a estadualização do Hospital Regional, atualmente sob gestão privatizada. A reivindicação é vista como crucial para garantir integração plena entre ensino e prática hospitalar. Além de dar mais estabilidade na oferta de serviços à população.
Na sequência, às 15h, conforme a assessoria do deputado, Curi estará na Unidade 2 do Hospital São Vicente para prestigiar o descerramento da placa do novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Ala essa que levará o nome do ex-presidente da Alep, Ademar Traiano. O gesto reconhece o apoio histórico do deputado ao hospital. Conforme informações, Traiano destinou R$ 149 milhões ao HSV, incluindo o CDI.
PREFEITOS E ARTAGÃO JUNIOR
A agenda segue com um encontro político de peso. Alexandre Curi e o deputado estadual Artagão Júnior se reúnem com 17 prefeitos da Região. O encontro, em formato de rodada individual, tem como foco o alinhamento entre o Legislativo estadual e os gestores municipais. “Cada prefeito terá um tempo individual com o presidente”, adiantou Artagão ao Portal RSN. A ação continua na sexta (25), com outra rodada reunindo cerca de 20 prefeitos.
Leia outras notícias no Portal RSN.