quinta-feira, 17 de jul. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Ligações clandestinas preocupam Prefeitura no Jardim das Américas

Em ação conjunta com Energisa e Defesa Civil, município busca soluções seguras para famílias que vivem em área de ocupação

Cabos soltos (Foto: Secom/Prefeitura)

Em Guarapuava, moradores do Jardim das Américas, área que abriga ocupação irregular e também Regiões de preservação ambiental, vivem em situação de risco iminente. Isso por conta de ligações clandestinas de energia, conhecidas como ‘gatos’.

Cabos soltos (Foto: Secom/Prefeitura)

De acordo com o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o período de chuvas intensas eleva ainda mais os riscos. Fios expostos ou instalações sem isolamento adequado podem causar descargas elétricas, choques e curtos-circuitos que iniciam incêndios com facilidade.

Conforme disse o Gerente de Relacionamentos da Energisa, Carlos Mariano, que também esteve no local nessa quinta (26), essas condições oferecem sérios riscos à vida.

Há casos em que contatos com fios caídos, por exemplo, podem ser fatais.

As Secretarias de Habitação, de Obras e Defesa Civil também participaram dessa visita técnica. De acordo com Gustavo Pedrosa, cerca de 180 famílias em situação de risco nesse local.

VULNERABILIDADE SOCIAL

A área é ocupada por famílias em estado de vulnerabilidade social. Para agravar a situação, parte do território é considerada área de preservação ambiental, o que torna o processo de regularização ainda mais complexo e lento.

Gerentes da Energisa, Reinaldo e Mariano, e secretário de Habitação, Pedrosa, vistoriam a área (Foto: Secom/Prefeitura)

Sem essa regularização fundiária, a Energisa está legalmente impedida de instalar redes elétricas oficiais.. Isso porque o fornecimento de energia depende de regularização. Sem documentação urbanística ou endereço oficial, não é possível viabilizar o projeto técnico. Essa etapa cabe ao poder público.

E é justamente uma solução para esse problema que a administração municipal está buscando. De acordo com a secretária de Obras, Tatiane Zeni, há urgência de medidas efetivas.

Estamos diante de uma situação delicada, que envolve diretamente a segurança dessas famílias. Com apoio da Energisa, precisamos buscar soluções para evitar tragédias.

Em outro momento, para alertar e conscientizar profissionais da construção civil e a comunidade em geral, a Energisa promoveu em Guarapuava uma palestra nessa quinta (26). Confira a entrevista em vídeo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.