22/08/2023
Cultura e Entretenimento Prudentópolis

Prudentópolis tornou a Língua Ucraniana cooficial no Município

Prudentópolis é a primeira cidade do Brasil a reconhecer o ucraniano como idioma cooficial. Ato ocorreu nessa quarta (20)

PRUD-lingua-1

 Co-oficialização da língua ucraniana em Prudentópolis

Cooficialização da língua ucraniana em Prudentópolis (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)

Prudentópolis tornou a Língua Ucraniana como cooficial no município. O ato ocorreu nessa quarta (20) e contou com a presença dos representantes da comunidade ucraniana. Portanto, a oficialização é baseada na Lei Municipal de 2.479/2021 de autoria do vereador Maurício Bosak (DEM), aprovada por unanimidade na Câmara Municipal neste mês.

Assim, Prudentópolis é a primeira cidade do Brasil a reconhecer o ucraniano como idioma cooficial ao lado da língua portuguesa. Dessa forma, esse status permite o desenvolvimento de ações oficiais em ucraniano. Além de promover a herança linguística e valorizar o patrimônio imaterial de Prudentópolis.

Conforme a assessoria da Prefeitura, a ação busca reconhecer a importância do povo ucraniano na formação do município. Bem como, na sua cultura, para valorizar as raízes presentes até hoje.

Também será possível aplicar oficinas e projetos voltados para a língua. Dessa maneira, será positivo por caracterizar a identidade da comunidade. Bem como, potencializar um produto turístico. Além, também, de usar o ucraniano nas placas de sinalização do trânsito, nas vias indicativas de rotas turísticas. Podendo incentivar o ramo hoteleiro e de restaurantes na utilização em cardápios e materiais de divulgação.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Segundo a Agência de Notícias do Paraná, Prudentópolis é considerada a cidade mais ucraniana do Brasil. Além disso, 70% da população tem ascendência ucraniana. Desde 2019, o município é, também, cidade-irmã da ucraniana Ternopil. A parceria internacional com uma cidade da Ucrânia foi a primeira do Estado. Cerca de 50 igrejas na cidade tem arquitetura bizantina e várias delas celebram cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.