22/08/2023

Livro “Mathias Leh” será lançado dia 22

imagem-68064

O livro “Mathias Leh – Um olhar para o futuro”, de minha autoria, será lançado no próximo dia 22. Cai num sábado, às 16 horas, no Centro Cultural Mathias Leh, na Vitória, Entre Rios. É o coroamento de um trabalho de 10 anos, iniciado com Elisabeth Leh, esposa de Mathias, e continuado com os filhos Irene, Hilde, Wienfried, Karin e Elke.

Escolhi esta data – domingo, 9 de março – para anunciar oficialmente o lançamento porque é o dia que Mathias  faria 77 anos. A Croácia, onde ele nasceu, estava anexada ao território da Federação Iugoslava em 1937. Aos 7 anos, ele foi exilado com a família na Áustria e aos 15 foi repatriado para o Brasil. Estava entre as 500 famílias de imigrantes suábios que colonizaram os campos de Entre Rios. Coincidência, ou não, 9 de março é também a data de aniversário do filho Wienfried.

O livro, como já foi amplamente divulgado, traz o perfil  de Mathias Leh e de seus antepassados em diferentes períodos históricos. São 608 páginas (formato A4) e mais de 200 fotos. Boa parte é dedicada a Elisabeth Leh, companheira de Mathias em todas as horas.

Em paralelo à história do Mathias que se tornou presidente da Cooperativa Agrária, está a vida pessoal e familiar deste homem que se doou completamente por uma causa (a agricultura e a colonização suábia) e ajudou a mudar o conceito de cooperativismo no Brasil. A abertura tem as assinaturas do ex-ministro Delfim Neto,  do ex-secretário de Estado Eugênio Stefanelo e do historiador austríaco Josef Gappmaier.  Dezenas de depoimentos  complementam.

O convite para o lançamento é aberto a toda a comunidade, mas, como o número de cadeiras é limitado, a presença deverá ser confirmada antecipadamente pelo email memorialml@gmail.com ou pelo telefone (42) 3625-1300 (horário comercial).

Recentemente, a Família Leh fez um pré-lançamento no Memorial Mathias Leh, aproveitando a presença de  Maria Powietzka, irmã de Elisabeth, e seu esposo Bernd Powietzka. O casal reside na Alemanha. A foto acima é dos filhos de Mathias, este que vos escreve, e os tios Powietzka. Na foto embaixo, Thomas Leh e Ervin Remlinger, irmão e genro de Mathias, respectivamente. Um momento de confraternização no melhor estilo germânico entre duas gerações de suábios. É isto: dia 22 será um dia de confraternização e de comemoração. Com todas as honras a Mathias Leh.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo