22/08/2023
Cotidiano

Lixo gera renda a 460 famílias em Guarapuava

imagem-91245

Da redação, com assessoria

A seleção do lixo reciclável está mudando o hábito de pessoas em Guarapuava e beneficiando famílias. Conhecidos como operadores ecológicos os catadores obedecem um cronograma de coletaA separação é feita pela própria comunidade no momento em que acondiciona o que não serve mais em embalagens discriminadas.

O novo formato do programa começou em  2013 quando a Secretaria de Meio Ambiente  começou projetos de conscientização ambiental com a separação do lixo e reciclagem. De acordo com o gerente administrativo da Reciclasol, parceira do programa, Luiz Fernando Rosa,  hoje em Guarapuava, são recolhidas cerca de 400 toneladas de materiais recicláveis, por mês. "Todo esse reciclável gera renda para os cerca de 460 operadores ecológicos cadastrados", explica a coordenadora do projeto, Aquecir Cardoso.

O Programa Jogue Certo conta com três caminhões que conseguem atender cerca de 50% da população de Guarapuava, além do distrito de Entre Rios, mas a população do interior também é assistida. "Quando há um grande montante de reciclados, os moradores do cinturão verde de Guarapuava nos enviam uma solicitação para recolhimento e um caminhão vai até as comunidades fazer a coleta",  diz Aquecir.

Mantido pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, o Jogue Certo também conta com a parceria da Reciclasol (Cooperativa dos Operadores Ecológicos de Guarapuava). “Além de colaborar com o meio ambiente, nosso principal objetivo é aliviar o aterro sanitário municipal. Segundo ele, desde o início do projeto,  foi poupado um espaço de, no mínimo 1.500 metros cúbicos, que seriam destinados para alocar 30 toneladas de vidro.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.