22/08/2023



Educação

Lixo reciclável se transforma em peças de arte pelas mãos de crianças

imagem-94819

Da Redação

Nas escolas municipais de Guarapuava qualquer peça reciclável se transforma em arte. Floresiras feitas com pneus, carrinhos e outros brinquedos feitos a partir de garrafas pet, peças decorativas confeccionadas com filtros de café podem ser apreciadas a partir durante a  1ª Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE). Com o tema “Criatividade na preservação do meio ambiente”, a mostra  expõe os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.  

Estudante do terceiro ano da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, Alicy Brand Lima,  sete anos, desenvolveu uma horta suspensa onde os vasos para as plantas são feitos de garrafas pet.  “Após montar a estrutura, a semente é colocada em terra com pedras. As pedras funcionam como esponja, não deixando que as plantas fiquem encharcadas. A pedra absorve a água e depois vai liberando aos poucos”. Alicy, que estava acompanhada de sua orientadora, Joelma Eleutério Chimiloski, ainda conta que em sua casa há uma horta como essa e ela já está aproveitando os primeiros produtos. “Plantei e já comi morangos, alface e brócolis. Também ajudei minha tia a fazer uma horta igual a essa”. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a mostra está disponível até dia 15 deste mês no Parque das Araucárias. Entre os dias 16 e 24 de julho, ficará em exposição no Paço municipal e depois segue para o Sesc, podendo ser vista de 25 a 31 de julho. Participam 55 instituições de ensino e mais de 16 mil alunos. 

O PSE é desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde desde 2013. 

— 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo