22/08/2023
Cotidiano Região

Lobo-guará atropelado é resgatado na BR-277 em Prudentópolis

O lobo-guará foi encontrado em uma canaleta ao lado do acostamento, com duas patas quebradas devido a um provável atropelamento

LOBO 1

Lobo-guará foi atropelado e estava com duas patas quebradas (Foto: Divulgação/Caminhos do Paraná)

Um lobo-guará foi resgatado por volta das 20h dessa terça (17), na BR-277. O animal foi encontrado próximo ao Trevo do Relógio em Prudentópolis. De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária Caminhos do Paraná, o animal havia sido atropelado.

O lobo-guará estava em uma canaleta ao lado do acostamento, com duas patas quebradas devido a um provável atropelamento. Como requeria tratamento médico-veterinário, o animal foi encaminhamento para a ONG Instituto Klimionte Ambiental, em Ponta Grossa.

(Foto: Divulgação/Caminhos do Paraná)

Lá o lobo recebeu os primeiros atendimentos. Trata-se de um macho e pesa 24,5 quilos. De acordo com o gestor do Serviço de Assistência ao Usuário da concessionária, Marlon Fábio Abreu Carvalho, embora não seja inédito, o fato é incomum.

“Resgatar animais silvestres atropelados é um desafio para nós. Isso porque requer um atendimento cuidadoso e dá bastante trabalho para nossas equipes. Mas é muito satisfatório. Esperamos que o lobo tenha uma boa recuperação com os cuidados que está recebendo”.

De acordo com o site Pensamento Verde, o animal figura na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com estado de conservação vulnerável. Isso porque, estudos revelam que há uma grande possibilidade do lobo-guará estar extinto em 100 anos.

Já conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o animal está na lista vermelha de animais quase ameaçados de extinção. O lobo-guará é o símbolo de Guarapuava, também conhecida como terra do lobo bravo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.