Algumas lojas de Guarapuava, entre as quais, as localizadas no Shopping ‘Cidade dos Lagos’, passaram a exibir, nesta segunda (25), decoração em tons de laranja em ambientes internos e vitrines. Trata-se da adesão ao ‘Orange Day’, campanha promovida pela ‘ONU Mulheres’ com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A iniciativa local é do Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava, que mobilizou o comércio para marcar a data.

Orange Day (Foto: Clube Soroptimista)
De acordo com a campanha, o ‘Orange Day ‘faz parte de um calendário global de ações da ONU, com atividades que se estendem mensalmente até 25 de novembro. Essa data destina-se ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Conforme a campanha, o uso da cor laranja simboliza um futuro livre de violência.
A ação em Guarapuava soma-se a outras campanhas promovidas por instituições no Brasil. De acordo com a ‘ONU Mulheres’, a violência contra mulheres e meninas segue como uma das mais graves e persistentes violações de direitos humanos no mundo. No contexto da pandemia de covid-19, o problema foi agravado em diversos países, incluindo o Brasil. Com o confinamento e a sobrecarga nos serviços públicos, muitas mulheres tiveram o acesso dificultado à proteção, justiça e apoio institucional.
Dados internacionais apontam que, a cada três meses de confinamento, cerca de 15 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência. Estima-se que os impactos econômicos desse fenômeno representem aproximadamente 2% do PIB global, o equivalente a US$ 1,5 trilhão.
Leia outras notícias no Portal RSN.