22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Lombadas eletrônicas estão em fase final de instalação em Guarapuava

As lombadas vão ser instaladas em 14 pontos da cidade. Depois elas vão entrar em período de teste de pelo menos um mês, marcando a velocidade

lombadas-e-radar-3-scaled

Lombadas eletrônicas estão em fase final de instalação em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava (Setran) está em fase de conclusão das instalações das lombadas eletrônicas. A instalação ocorre em 14 pontos da cidade. Por meio de um levantamento da Setran após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou.

Por exemplo, a rua Professor Becker, no bairro Santa Cruz. Nos cruzamentos da Padre Chagas com a Brigadeiro Rocha e Guaíra com a Quintino Bocaiúva, no Centro. Conforme a Secretaria, isso ocorre porque as lombadas eletrônicas são mais chamativas que os radares comumente usados no município.

Dessa forma, há um marcador eletrônico. Ele mostra a velocidade do veículo no momento em que ele passa pelo local. Haverá ainda avisos de sinalização de trânsito. O secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, explicou que depois da conclusão da instalação, elas entram em fase de testes.

Assim que houver a conclusão, as lombadas vão passar pela aferição do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. Além disso, a Setran vai colocar todas as sinalizações de suporte das lombadas. Porém, sem a fiscalização. Após os testes, os veículos que excederem o limite de velocidade serão marcados e vão receber uma notificação. 

Desse modo, os tipos de suporte das lombadas são na forma de totem e semipórtico. Assim, os motoristas ficam cientes se vão receber a multa ou não. E a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 Km/h.

Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres. O que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um crime.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo