A coordenadora do Procon de Guarapuava e presidente do Fórum Estadual dos Procons no Paraná, Luana Esteche, tem agora representatividade nacional. A advogada assumiu a diretoria da Associação Brasileira de Procons, indicada para representar a Região Sul.
Ela compõe a diretoria presidida por Marcia Regina Moro da Rocha, de Santa Maria/RS. A vice-presidência ficou com Sabrina Amaro Tricot, de Boa Vista/RR. A jurisdição de Luana compreende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A decisão tomada na sexta (18), ocorreu em reunião on-line.
De acordo com a entidade, a Procons Brasil tem 26 Procons estaduais mais o Distrito Federal. Além de 745 Procons municipais. Trata-se, conforme Luana Esteche, de importante canal na luta pela defesa do consumidor, tendo ampla representatividade e influência no cenário nacional.
Conforme a advogada, a escolha dela para a função nacional, é resultado dos trabalhos desenvolvidos à frente do Procon de Guarapuava e junto à presidência do Fórum dos Procons do Paraná. “Em nível estadual, represento 66 Procons e agora vou representar três estados”.
Ela disse que está ciente do aumento de responsabilidades, mas que se sente segura. “Além de ser estudiosa, pesquisadora e apaixonada pelo direito do consumidor, conto com o apoio incondicional do prefeito Celso Góes para os projetos do órgão”.
Luana disse que a Associação dos Procons do Brasil não é ligada ao serviço público e não tem vínculo com os cargos junto às entidades. “Mas é um espaço que soma para o fortalecimento das atividades do Procon em nível nacional. Assim sendo, a partir de agora, podemos levar nossas demandas e discutí-las amplamente com a Secretaria Nacional da Defesa do Consumidor, sempre em harmonia com os demais Estados e outras Regiões do Brasil”.
Leia outras notícias no Portal RSN.