22/08/2023
Guarapuava

Luciano Gago defende administração transparente

imagem-119808

Da Redação

Guarapuava – Um modelo de gestão transparente, com a participação de conselhos municipais segmentados é uma das propostas do candidato a prefeito Luciano Gago para Guarapuava. Ele defende também a descentralização da gestão, de forma itinerante em bairros e distritos. Mas estas são apenas algumas das propostas para a gestão municipal. No plano de governo elaborado pelo PT do B constam ações nas áreas da saúde, educação, cultura, esportes, indústria e comércio, entre outras. Confira:

ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Incentivar a contratação de estagiários por método seletivo que garanta aos jovens experiência necessária ao complemento da sua formação. Realizar um modelo de gestão transparente, aberto as discussões de toda a população bem como garantir a participação dos Conselhos Municipais de cada segmento. Aproximar o governo municipal da população, levando a estrutura da municipalidade para todas as regiões do município, com ações de modelo itinerante e periódico. Promover auditoria interna e externa por meio de empresas especializadas e independentes, contando inclusive com a participação de todos os órgãos de fiscalização competentes. Cumprir metas orçamentárias que garantam austeridade no equilíbrio das finanças públicas que permitam manter canais de diálogo com os servidores que assegurem a manutenção e adequação do plano de carreiras, cargos e salários. Implantar políticas públicas voltadas diretamente aos jovens, firmando parcerias com segmentos educacionais, órgãos governamentais e não governamentais, desenvolvendo ações que venham ao encontro dos jovens guarapuavanos. Adquirir preferencialmente produtos e equipamentos de empresas locais. Planejar conjuntamente com demais municípios da nossa macro-região ações que visem o desenvolvimento regional. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL 
Apoiar as ações dos Conselhos Municipais, com vistas a assistir a melhor execução de todos os programas assistenciais. Gestionar junto ao governo federal, a fim de, obter recursos para construção de casas populares. Apoiar o Conselho Tutelar. Apoiar os Programas Federais existentes e outros que venham a surgir. Estender o atendimento do CRAS como veículo de acesso as Políticas Públicas em especial no acolhimento as necessidades essenciais da população. Superar toda e qualquer forma de exclusão social garantindo o exercício pleno da cidadania. Focar em programas da Assistência Social que tenham como alvo principal a família. 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 
Fortalecer a presença das Patrulhas Rurais e buscar recursos para ampliar esse serviço. Continuar a ampliação Feira do Produtor. Apoiar a produção local em especial a agricultura familiar. Criar programas que incentivem a mulher do Campo para produção comunitária de Artesanato, panificação e outros. Aprimorar os incentivos à agricultura familiar visando maior produtividade e maximização da renda, a fim de manter as famílias no campo com garantias a sua dignidade e desenvolvimento sócioeconômico. Apoio técnico para melhoria da qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros para produção e venda. Incentivar a reciclagem residual com apoio dos agentes ecológicos de forma periódica para o bom equilíbrio do meio ambiente. 

EDUCAÇÃO E CULTURA 
Oferecer formação continuada aos docentes municipais. Criar o núcleo de mestres do município de Guarapuava, a fim de, oportunizar a todos os egressos do magistério municipal a conclusão de especialização em docência dos primeiros anos escolares. Oferecer aos professores acesso às ferramentas tecnológicas. Incrementar o cardápio da merenda escolar com equilíbrio nutricional a partir de produtos de qualidade preferencialmente ofertados por fornecedores locais. Objetivar a aquisição de ferramentas tecnológicas portáteis para cada aluno da rede pública municipal, que facilitem a interatividade e o acesso ao conhecimento moderno. Garantir a ocupação do espaço físico escolar não apenas em turno e contra-turno, mas também nos períodos e horários vagos. Ofertar cursos profissionalizantes, de arte, musicalização, artesanato, canto, danças, teatro e alfabetização para jovens e adultos. Apoiar os projetos desenvolvidos pela Casa da Cultura. Incentivar o cultivo das tradições e costumes regionais. Apoiar centro de tradições, clubes de serviços, grupos de teatro, grupos de danças, cultura popular contemporânea e afins. criação de módulos culturais para ensino e cultivo da história de guarapuava. 

ESPORTES 
Desenvolver políticas de esportes integradas a outras áreas, que contemplem a terceira idade, a criança e adolescente, as pessoas portadoras de necessidades e as pessoas que participam dos programas de saúde. Garantir o apoio para o aprimoramento das principais modalidades olímpicas. Incentivar a manutenção e o desenvolvimento de práticas desportivas que representem Guarapuava no cenário regional, nacional e internacional. Promover eventos desportivos de relevância estadual, nacional e internacional. Viação, Obras e Urbanismo Melhorar a infra-estrutura das ciclovias bem como ampliar a malha já existente. Garantir reformas e toda a manutenção necessária para as praças, parques e jardins. Discutir com a comunidade empresarial a criação de espaços exclusivos para pedestres na área central da cidade, visando a racionalização do tráfego de veículos bem como a maior circulação de pessoas no comércio central. Criar programas que incentivem a conscientização coletiva da importância do uso do transporte público e a minimização do uso do automóvel individual, bem como demais alternativas autosustentáveis da malha viária urbana. 

SAÚDE 
Apoiar o Conselho Municipal de Saúde, incentivando a capacitação dos conselheiros e maior participação em eventos de saúde pública. Oferecer total apoio a implementação do Hospital Regional na região Centro-Sul. Garantir adequada manutenção do espaço físico, equipamentos e suporte técnico nas unidades de saúde para melhor atendimento do usuário. Garantir atendimento residencial aos usuários que necessitem acompanhamento específico. Manter visitação dos agentes de saúde para ações preventivas, genéricas e complementares em todas as residências do município. Procurar através de parcerias ampliar os atendimentos para Raio-X, Ecografias e exames complementares. Obter junto ao Estado garantias do fornecimento de medicamentos de alto custo e medicamentos excepcionais. Manter equipes multiprofissionais para atenção ao idoso de forma completa, inclusive com atividades físicas, artísticas e culturais. Criar um novo plano de saúde mental buscando convênios para garantir um amplo atendimento ao usuário. Oferecer profissionais de nutrição para acompanhamento especial de hipertensos, diabéticos e crianças com tendência a obesidade. Manter e ampliar os serviços de fisioterapia. Melhorar os programas de atendimento e acompanhamentos às gestantes e crianças com atenção diferenciada, com atendimento de Ginecologista, obstetra e pediatra. Garantir a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Pastoral da Criança para acompanhamento das carências nutricionais. Manter o serviço de endemias atualizado e com notificações periódicas conforme regulamentação do SUS e melhorar o suporte da equipe. Ampliar e dar suporte técnico para equipe de Vigilância Sanitária. Propor parceria com o setor privado para criação de clinicas comunitárias. Discutir com especialistas do setor de saúde, servidores, órgãos governamentais e comunidade em geral formas de gestão compartilhada para os investimentos na área de saúde. 

INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Criação do Conselho Regional de Desenvolvimento para discussão e planejamento de projetos para o desenvolvimento intermunicipal da região Centro-Sul do Paraná. Manter a infra-estrutura dos Parques Industriais, como: Iluminação, pavimentação e galerias. Manter diálogo estreito com as entidades representativas – ACIG e CDL – visando harmonia nas parcerias desenvolvidas entre o poder público e o segmento empresarial. Qualificar a mão de obra, apoiando cursos técnicos em parceria com o sistema S e outros. Manter e ampliar as ações da Agência do Empreendedor. Turismo Fomentar atividade turística local a partir das condições naturais de nossa a região, com características próprias de clima, topografia, hídricas, gastronômicas e históricas.

* A ordem da matéria aqui publicada seguiu o sorteio das entrevistas concedidas pelos candidatos à RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.