22/08/2023


Brasil Política

Lula tem 51% no 2º turno e Bolsonaro 43%, diz Ipec

Pesquisa tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Nos votos válidos, o resultado ficou em 55% para Lula e 45% para Bolsonaro

lula e bolsonaro

Pesquisa tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Nos votos válidos, o resultado ficou em 55% para Lula e 45% para Bolsonaro (Foto: Montagem/Portal RSN)

Pesquisa do Ipec divulgada nesta quarta (5), encomendada pela Rede Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. Contudo, este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.

De acordo com as informações, as entrevistas ocorreram entre segunda (3) e quarta (5). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando se trata dos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Contudo, na sondagem é espontânea que é quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 50%, e Bolsonaro, com 40%. Foram entrevistadas 2 mil em 129 municípios e o índice de confiança de 95%. Por fim, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo