segunda-feira, 5 de mai. de 2025
Agricultura familiar

Lula visita o Paraná para oficializar assentamento histórico

Ao lado de ministros, ele oficializa a criação do assentamento para mais de 400 famílias na comunidade Maila Sabrina, nos Campos Gerais

Assentamento Maila Sabrina (Foto: divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Paraná no próximo dia 30 de abril para celebrar uma conquista que representa décadas de resistência camponesa. Ao lado de ministros, ele participa do ato que oficializa a criação do assentamento para mais de 400 famílias na comunidade Maila Sabrina. Fica entre Ortigueira e Faxinal, nos Campos Gerais.

De acordo com o Governo, o local, que há mais de duas décadas servia para criação de búfalos, se transformou em símbolo de dignidade e produção sustentável. Hoje, abriga mais de 1.600 pessoas, que produzem alimentos diversificados, criam animais de pequeno porte e impulsionam práticas de preservação ambiental. Tudo em uma área de 10.500 hectares.

A festa de recepção contará com churrasco coletivo e apresentação da Orquestra Popular Camponesa, composta por crianças, jovens e adultos da própria comunidade. A previsão é que Lula chegue às 10h30 e permaneça até às 15h.

A estrutura do território, de acordo com a comunidade, inclui escola própria (a Caminhos do Saber, com 200 alunos), quadra de esportes, UBS, mercado, igrejas, salão comunitário e academia ao ar livre. Tudo construído com mutirões organizados pelos próprios moradores, com apoio pontual das prefeituras de Ortigueira e Faxinal.

PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Com cultivo de frutas, hortaliças, cereais e criações animais, a comunidade é autossuficiente e ainda contribui com ações de solidariedade. A produção orgânica ganhou força com o Centro de Produção Antonio Tavares, que cultiva alimentos livres de agrotóxicos.

Além disso, o território se destaca pela recuperação ambiental. Conforme dados do projeto MapBiomas, entre 2003 e 2023, houve um aumento de 21% na cobertura florestal. Áreas antes dominadas pela pastagem extensiva foram substituídas por lavouras sustentáveis e vegetação nativa, garantindo o equilíbrio ecológico da região.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.