22/08/2023
Cotidiano Região

Maior Rodeio Crioulo vai começar nesta sexta (15) em Irati

O município se prepara para acolher visitantes de várias Regiões do Sul. Haverá bailes, invernada, declamação e danças gaúchas de salão

rodeio

Maior Rodeio Crioulo vai começar nesta sexta (15) em Irati (Foto: Reprodução/Portal Clique)

A coordenação do 32° Rodeio Crioulo e Integração finaliza os preparativos em Irati. E o público aguarda a sexta (15), para curtir a abertura no Centro de Tradições Willy Laars. Dessa forma, o município se prepara para acolher visitantes de várias Regiões do Sul do Brasil. Isso porque, tradicionalmente, o rodeio é uma das grandes atrações da programação de aniversário da cidade, que em 2022 chega aos 115 anos de emancipação política.

Assim, este ano, o rodeio vai ocorrer entre os dias 15 e 17 de julho. A Prefeitura divulgou uma extensa programação com invernadas artísticas e campeiras. Bem como, os bailes e outros atrativos, durante os três dias de festa. De acordo com as informações, a patronagem da invernada campeira é composta pelos CTG’s XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança.

Para este ano, os bailes serão feitos pelo Hospital Santa Casa de Irati. Desse modo, quem precisar de informações sobre a reserva das mesas e ingressos, basta entrar em contato pelo telefone (42) 9 9947-6878 e falar com o Celso. Já o Baile de Patrão, em comemoração aos 115 anos de Irati, será animado pelo grupo Os Serranos, na sexta (15), às 22h.

Para este baile são comercializadas somente mesas. No sábado (16), o Baile de Rodeio será com João Luiz Correa & Grupo Campeirismo, às 22h. No domingo (17), o baile será com Baitaca, às 19h. A abertura, em todas as noites, será com o grupo Marca Fandangueira.

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

Quem gosta de um desafio poderá curtir o rodeio logo cedo. A invernada campeira do Rodeio manterá o mesmo sistema de provas dos anos anteriores. Assim, a programação inicia com os CTG’s da cidade às 9h, para disputa do troféu ‘Cidade em Equipes’. Em seguida, às 18h, começam as inscrições das armadas oficiais. No sábado (16) às 8h, tem início a prova de laço oficial. Já às 15h será a abertura oficial do rodeio.

No domingo (17), reiniciam as competições às 7h, com a reposição de armadas. Desse modo, às 8h prossegue a disputa de equipes, e logo depois o laço piá, seguido do laço guri, prenda e prova de rédea. No entanto, vale lembrar que os participantes devem apresentar o exame de anemia e a Guia de Transporte Animal (GTA).

Para informações, entre em contato pelos telefones (42) 9 9974-0732 (Ederson Campos), (42) 9 99948-4015 (Ivo Rossa), (42) 9 9916-3696 (Cesar Jacumasso).

PARTE ARTÍSTICA

Conforme as informações, serão mantidas neste ano as transmissões ao vivo das apresentações artísticas. Aqueles que quiserem podem assistir as transmissões pelo Canal Arte Campeira, no Youtube. Mas quem vai ver ao vivo, poderá conferir no sábado (16), no palco 1 haverá danças tradicionais, a partir das 8h30.

No palco 2, o público pode apreciar a declamação, causo, música, instrumental e trova, às 8h30. Já no último palco, haverá danças gaúchas de salão e chula, com início às 15h. Para quem não vai perder o último dia de festa, no domingo (17), o palco 1 vai ter danças tradicionais, música, instrumental e trova, às 9h.

No mesmo horário, haverá declamação e causo no palco 2. No palco 3, às 9h terá danças gaúchas de salão. O 32° Rodeio Crioulo de Integração Irati é uma promoção da Prefeitura e CTGs locais. Para mais informações, basta ligar na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone (42) 3132-6197.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.