22/08/2023
Educação

Mais de 14 mil candidatos disputam a segunda fase do vestibular da UFPR

A segunda fase do vestibular de 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será realizada neste domingo (1º) e segunda-feira (2). Dos 53.549 candidatos inscritos, 14.087 foram classificados para esta fase, que será realizada em onze locais em Curitiba ePalotina, no oeste do Paraná. Os portões abrem às 12h30, fecham às 13h30 e as provas começam às 14h. Os candidatos terão 4h30 para terminar as provas.

No domingo, serão aplicadas cinco questões discursivas da prova de compreensão e produção de textos. Na segunda, os candidatos farão as provas específicas de biologia, física, química, matemática, geografia, história, sociologia e filosofia. Inscritos nos cursos de música, design e arquitetura também farão a prova de habilidade específica na segunda-feira.

Do total de candidatos, 4.024 farão as provas na Pontifícia Universidade Católica, no bairro Prado Velho. Mais de três mil foram alocados para fazer o concurso no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da universidade e 1.165 farão as provas no campus Jardim Botânico. O resultado vai ser divulgado até o dia 10 de janeiro.

Ao todo, a universidade oferece 104 cursos em 4,5 mil  vagas. Outras 1.596 vagas são para o processo do Sistema Unificado do Governo Federal (Sisu), que ocorre em janeiro.

Como tradicionalmente ocorre nas edições anteriores, o curso de Medicina é o mais concorrido da UFPR. A relação candidato- vaga indicou que são 70,59 candidatos estão na concorrência por cada uma das 141 vagas do curso.

Depois de Medicina, o curso mais procurado é Arquitetura e Urbanismo, com 30,75 candidatos por vaga. A lista segue com Publicidade e Propaganda, com 29,29 candidatos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.