Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Renovação da CNH (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
BENEFÍCIO

Mais de 22 mil motoristas do PR já renovaram a CNH de forma automática e gratuita

Motoristas de até 70 anos têm direito à renovação automática da CNH, sem precisar agendar, fazer exames ou pagar taxas

Gilson Boschiero
Gilson Boschiero Jornalista
2 min de leitura

Renovação da CNH (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Em um mês, mais de 22 mil condutores paranaenses tiveram a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) finalizou esta semana, o processo de sincronização com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A plataforma cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). E assim, garante o selo “Bom Condutor” para quem não cometeu nenhuma infração nos últimos 12 meses. O selo é necessário para utilizar o benefício. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com as novas regras entrou em vigor em 10 de dezembro do ano passado. Quem obteve o selo “Bom Condutor”, e se encaixa nos critérios, teve a CNH renovada automaticamente. O processo já atendeu 26.669 paranaenses. Desses 22.477 com renovação da Carteira Nacional de Habilitação, dos quais 1.756 têm EAR (Exerce Atividade Remunerada) e 4.192 com a conversão da CNH provisória para definitiva, destes 785 com EAR.

QUEM TEM DIREITO

Com o selo, condutores de até 70 anos têm direito à renovação automática da CNH, sem necessidade de agendamento. També, não precisa fazer exames nem pagar taxas. Para obter o selo, o condutor precisa aderir ao Cadastro Positivo no aplicativo CNH do Brasil. Para aqueles de 50 a 70 anos, será permitida apenas uma renovação automática. Maiores de 70 anos e pessoas que, por recomendação médica, já têm um prazo menor de renovação, terão que fazer o procedimento padrão com exame de aptidão física e mental (exame médico). A nova regra, que também engloba condutores com CNH provisória, faz parte das mudanças no processo de habilitação de condutores a partir da publicação da Resolução 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mais informações aqui. Como a resolução entrou em vigor no dia 10 de dezembro, todos os condutores que iniciaram o processo de renovação e já pagaram as taxas dos exames e de emissão de CNH física podem entrar com um protocolo de pedido de restituição de valor pago no site do Detran-PR. Leia outras notícias no Portal RSN.
RSN Padrão rodapé

Sobre o autor

Gilson Boschiero

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 31 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.