Uma agenda de leilões intensa e atrativa integra a programação técnica da 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), o maior evento agro do terceiro planalto. Planejados, em sua maioria, para os dois finais de semana da feira, sete leilões devem atrair produtores interessados em fechar negócios de qualidade dentro da Exposição.
Com esse montante expressivo de leilões, os números de animais que serão trazidos ao Parque de Exposições Lacerda Werneck também refletem a magnitude da Feira que, a cada edição, amplia sua programação e seu reconhecimento pela qualidade técnica. Neste ano, mais de 2.500 animais de diferentes raças e porte integrarão os leilões da Expogua.
O primeiro deles ocorre já no 2º dia de feira, neste sábado (4). Será o 10º Leilão de Novilhas de gado leiteiro, que terá início às 14h, com 30 novilhas prenhes selecionadas Holandês e Jersey. No mesmo dia, às 16h, começa o Leilão de gado de leite Jersey e Holandesa.
Já no domingo (5), a agenda de leilões começa com 4º Leilão especial do criador, às 15h. Neste evento, o total de animais chega a 1,1 mil, incluindo bezerros de cruzamento industrial, bois selecionados para engorda, novilhas Zebuínas prontas para reprodução e novilhas para engorda.
Na sexta feira seguinte (10), o 5º Leilão ovinos Cooperaliança abre a agenda do 2º final de semana. O leilão tem início às 20h, com 250 Borregas para matrizes e 25 machos registrados. No sábado (11), também às 20h, haverá a 16ª edição do Leilão Angus com mais de 500 animais, entre eles touros registrados, fêmeas, bezerros e novilhas certificados e novilhas prenhez selecionados.
Para o último domingo de Expogua, no dia 12 de agosto, o Leilão Multi Raças abre os leilões do dia, às 14h, com 30 touros registrados nas raças Charolês, Canchim, Tabapuã, Brangus, Nelore, Braford e Brahman. Encerrando como último leilão da 43ª edição da Feira, o 16º Leilão União Rural traz mais de 600 animais entre bois, bezerros, novilhas e vacas, às 16h.
Além dos leilões, integram a programação técnica da Expogua 2018, eventos voltados a bovinocultura de leite, ciclo de palestras, seminários, simpósios, minicursos e atividades abertas à sociedade como um todo, incluindo crianças de escolas e acadêmicos de cursos de Ciências Agrárias.