Em férias desde 15 de julho, 31.595 estudantes retornam às aulas na rede estadual de ensino nesta segunda (29). De acordo com o Núcleo regional de Educação, eles estão divididos em mais de mil turmas. São 69 escolas em oito municípios que pertencem ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.
São estudantes de Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo. Os professores já retornaram para as escolas na última quinta (25), para estudos e planejamento pedagógico do 2º semestre letivo.
Devido a greve dos servidores estaduais iniciada no dia 25 de junho e suspensa no dia 13 de julho, o NRE está acompanhando as direções das escolas na reorganização das reposições das aulas no período de greve. Isso porque conforme o Núcleo Regional de Educação, a reposição da greve é muito variável de escola para escola. Algumas tiveram maior adesão que outras. Por isso, cada direção vai ter que se organizar conforme a sua realidade.
DIAS DE ESTUDO
Nos dias 25 e 26 julho ocorreram os dias de Estudo e Planejamento em todas as instituições de Ensino da Rede Pública Estadual e nas Escolas Especializadas, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.
Assim, o objetivo foi melhorar as práticas pedagógicas, focando na aprendizagem e na permanência dos estudantes na escola. Os temas discutidos nas oficinas foram Plano de Ação, Aprendizagem e as Competências da BNCC, além de pautas específicas a cada colégio.