A um dia do prazo final para entregar a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2014, 404 mil paranaenses ainda não tinham acertados as contas com o Leão. Em todo o estado, devem ser entregues 1.680 milhão de declarações. O documento poder ser entregue até as 23h59 desta quarta feira (30).
De acordo com a Receita Federal, a multa para quem ignorar o Fisco pode chegar a 20% do imposto devido. Até as 8h20 desta terça feira (29), 20.295 milhões de contribuintes tinham enviado a declaração em todo o país.
Nesta edição não houve nenhuma mudança quanto à legislação, portanto, não há itens em que o contribuinte deve ficar mais atento. Basicamente, devem fazer a declaração, por exemplo, quem recebeu rendimentos tributáveis com soma anual igual ou superior a R$ 25.661,70 ou ainda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.
Conforme o supervisor do Programa do Imposto de Renda da 9ª Região Fiscal, Vergílio Concetta, o número de entregas no estado está dentro da normalidade. "Claro que quem realmente deixar para as últimas horas enfrentará lentidão no sistema. Estimamos que destes 404 mil, pelo menos metade deixe para entregar nas últimas horas desta quarta-feira", argumentou.