22/08/2023
Cotidiano

Mais de 600 pessoas dão um show de animação no desfile do SAE

imagem-67711

Foi uma tarde atípica para Guarapuava. Um mar de fantasias coloridas invadiu a XV de novembro na tarde desta sexta feira (28) abrindo as festividades carnavalescas. A iniciativa foi do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que convidou à população a entrar na “Folia com Saúde”, abordando temas de prevenção sem jamais perder a animação.

Ao som da Fanfarra do Manoel Ribas, foliões representando a Secretaria da Mulher (grande parceira da organização do desfile), Faculdade Campo Real,  Secretaria de Saúde, Surg,  Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, Silvanira Acioly Lins Penha, Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e Visconde de Guarapuava, Núcleo de Educação, PSF’s do Xarquinho, Feroz, Planalto, Santana, Bonsucesso, Parque das Árvores e Recanto Feliz, deram um show de criatividade. Henrique Dias, 17 anos é o fuzileiro da Fanfarra do Manoel Ribas e se mostrou satisfeito pelo convite. “Estamos aqui animando estas pessoas todas e o mais importante é estarmos contribuindo para um carnaval saudável, com alegria sem se descuidar da proteção”.

Maria Eduarda Conrado, que há 2 anos participa da Fanfarra ensaiando todas as terças e quintas feiras, concorda com Henrique e acrescenta: “Somos em 30 a 40 componentes que variam a cada apresentação. Foi emocionante ver as pessoas saírem das lojas para nos verem passar”.

Eram as mais variadas fantasias tomando conta da rua XV. Lojistas, clientes , famílias inteiras pararam para ver a alegria que tomou conta do centro da cidade. A funcionária do PSF do Morro Alto, Tatiane Pacheco, não satisfeita em aceitar o convite da equipe do SAE e da Secretaria da Mulher, resolveu fantasiar de Pataty Patatá os filhos gêmeos Augusto Emanuel e Gustavo Emanuel Ferreira,  de 6 anos, que acompanhados pela maninha Camily Eduarda Pereira, pularam e se divertiram ao som da Fanfarra e dos outros blocos. “Eles estão achando o máximo. Quando me convidaram para vir pensei porque não levar meus filhos para uma atividade de conscientização tão sadia. Providenciei as fantasias e aqui estamos, caindo no samba em família”.

DESTAQUE

Sem dúvida alguma um bloco se destacou no mar de foliões. Com perucas laminadas, camisetas verdes e vassouras especialmente enfeitadas para a ocasião, o bloco Varreção da Surg demonstrou que o trabalho árduo do dia a dia não diminuia a motivação para os momentos de alegria. Incentivados pela psicóloga da Surg, Andrea Pires Biscaia, através de um convite oficial enviado pela Secretaria da Mulher, os funcionários não pensaram duas vezes e toparam o desafio. Com o grito de guerra “Você pensa que varrer é fácil, varrer não é fácil não! Varremos porque gostamos! Varrer é nossa profissão”, fizeram uma paródia de uma marchinha de carnaval, e conquistaram os outros foliões e o público além de elevarem a auto estima de toda a equipe. “Trabalho há 16 anos na Surg e nunca tinham nos convidado para nada igual. Eu estou feliz e o ano que vem estou aqui de novo se Deus quiser”, comemora Ivone Soares.

Para  Claúdio Bunka que há 10 anos trabalha na Surg o incentivo da direção fornecendo as camisetas e acessórios foi gratificante prá todo o grupo. “A psicóloga convidou e ficamos  esperamos o aval do que precisávamos. E conseguimos tudo que pedimos, assim fomos incentivados a vir. Estou orgulhoso em segurar esta faixa e gritar o nosso grito de guerra.”

No fim do desfile os grupos mais animados receberam troféus. O 1º lugar ficou para o bloco dos agentes de Saúde do PSF do Colibri e Nasf Carli que estavam fantasiados de bruxas, vampiros e pularam durante todo o desfile. Levaram o bicampeonato e prometem levar o tri para casa no próximo ano. “Topamos participar de imediato e nos reunimos para tratarmos das fantasias. Estamos abrindo o carnaval conscientizando as pessoas para a prevenção para que durante todo o ano a alegria reine”, diz  enfermeira Erika Yassue do Nasf Carli. Para a enfermeira Aline Lima do PSF do Colibri esta é uma forma sadia de abordar a comunidade sobre a importância da prevenção. “Uma forma alegre, colorida e festiva de se comemorar a vida com cuidados básicos e dicas simples”.

O bloco Varreção da Surg levou o 2º lugar e a Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, representada pelas crianças ficou com o 3º lugar. Para a secretária da Secretaria da Mulher Eva Scharam todos mereciam ser premiados pela alegria contagiante que distribuiram na rua XV. “Foi maravilhoso. Um momento para se guardar. Todos que presenciaram este desfile ou participaram dele se divertiram muito. Saímos das abordagens convencionais para tratar a prevenção de uma forma alegre."

Para a enfermeira do SAE Angela Maria de Camargo, uma das organizadoras das ações de preservenção e do desfile juntamente com a psicóloga Priscila Fortini, foi surpreendente a participação de tantas entidades. “Estamos muito felizes e gratas a todas estas pessoas que fizeram este desfile ficar para a história. A criatividade de cada bloco e a animação nos surpreenderam”, conta Angela. “Valeu demais cada detalhe pensado, cada convite feito. Todos de parabéns e prontos para foliar com saúde”, destaca Priscila.

Para Maria Clarice Kunkel, diretora do SAE a motivação para todo o trabalho realizado por sua equipe vem destas pessoas que não medem esforços para contribuir com as atividades de prevenção. “Temos aqui agentes de saúde, estudantes, famílias inteiras, trabalhadores das mais variadas áreas nos apoiando nas ações preventivas que salvam vidas. Estas atitudes merecem nosso aplauso, reconhecimento e agradecimento.”

SERVIÇO – O teste de sorologia, de hepatites B e C e de sífilis são oferecidos gratuitamente pelo SAE e ficam prontos em 30 minutos. Leve um documento com foto. O SAE fica na Rua Getúlio Vargas, 1981, centro de Guarapuava – (42) 3621 4524.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.