22/08/2023
Cotidiano Em Alta Irati

Mais de quarenta famílias de Irati receberam as chaves do novo lar

Os recursos fazem parte do programa Casa Fácil Paraná e foram aplicados em valores individuais de R$ 20 mil

A entrega marca a conclusão da primeira fase do Residencial Aurora Park, que deve contar com mais 43 moradias (Foto: Felipe Henschel/AEN)

Quarenta e seis famílias de Irati receberam as chaves do novo lar no Residencial Aurora Park. Os recursos fazem parte do programa Casa Fácil Paraná, com aplicação em valores individuais de R$ 20 mil, utilizados para facilitar o acesso ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O empreendimento é construído pela iniciativa privada com apoio de políticas públicas estaduais e municipais.

O subsídio do Estado é repassado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que coordena o programa. As unidades habitacionais têm entre 45 e 48 metros quadrados, projetadas para atender famílias de baixa renda. O programa prevê que os beneficiários utilizem também outros mecanismos, como descontos do Minha Casa Minha Vida e o uso do saldo do FGTS para reduzir as prestações.

Além disso, a Prefeitura de Irati aprovou leis específicas que isentam os novos moradores de tributos como IPTU, ITBI e ISS. A proposta é reduzir o custo total para a família e garantir segurança jurídica na aquisição dos imóveis.

A entrega marca a conclusão da primeira fase do Residencial Aurora Park, que deve contar com mais 43 moradias. A construtora responsável também trabalha em um segundo empreendimento, o Recanto Feliz, com previsão de 447 unidades.

O programa Casa Fácil integra uma política estadual que busca diversificar as soluções habitacionais no Paraná. Além do subsídio para aquisição, contempla regularização fundiária, melhorias em imóveis e linhas específicas para idosos. Conforme a Cohapar, o Estado atendeu mais de 110 mil famílias desde 2019. Por fim, em Irati, novas etapas estão previstas, com a meta de alcançar mil moradias populares nos próximos meses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.