22/08/2023



Geral Região

Mais Educação retoma atividades em escola

imagem-111192

Da Redação, com Odair José 

Reserva do Iguaçu – As atividades do Programa Mais Educação foram retomadas na Escola Municipal Monteiro Lobato. As oficinas, que eram aguardadas tanto pelos pais como pelos alunos, foram reiniciadas oficialmente na manhã da última segunda (02), nas presenças do prefeito Emerson Julio Ribeiro e da secretária de Educação, Nice Moraes.

O Programa é resultado de uma parceria entre Município e Governo Federal, e segue a proposta de promover a ampliação da jornada escolar e a reorganização curricular, na perspectiva da educação em período integral, quando o estudante permanece na escola por 8 horas diárias, inclusive com almoço.

Neste ano, a escola atenderá cerca de 120 alunos, de forma a oportunizar espaços e atividades educativas que ampliam a permanência do adolescente em atividades ligadas à educação, esporte e lazer, tais como projetos de dança, teatro, canto, recreação, meio ambiente, jogos coletivos, leitura e artesanato.

Além da variedade de oficinas ofertadas, uma das novidades trazidas pelo Programa em 2016 é a ampliação dos dias das oficinas, que passam a funcionar de segunda a sexta-feira, sob a supervisão da equipe pedagógica e com a participação direta de estagiários e monitores.

A diretora da Escola Monteiro Lobato, Silvia Bittencourt, destaca os benefícios das atividades do programa. “O resultado é muito bom em sala de aula. As atividades melhoram o aprendizado dos alunos. O programa contribui também na questão da autonomia das crianças, pois elas aprendem a se alimentar e a cuidar da higiene pessoal de maneira independente, é claro, com a supervisão de um adulto”, disse.

O prefeito Emerson fez questão de prestigiar o início das atividades, e inclusive, aproveitou para conversar com professores e para almoçar com os alunos do programa. Ele comentou que o Mais Educação vem de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

“Além da finalidade educacional, o programa é uma alternativa de minimizar os problemas sociais, mantendo as crianças afastadas das ruas, estimulando a aprendizagem e, consequentemente, melhorando o desempenho escolar. Para nós, enquanto município, é muito gratificante poder estar contribuindo diretamente na educação de nossas crianças”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo