Londrina – O novo feriado, comemorado no dia 20 de novembro, foi sancionado na manhã de hoje, dia 10, pelo prefeito municipal Barbosa Neto (PDT). A solenidade contou com a presença do ministro de Promoção e Igualdade Racial, Edson Santos.
O autor do projeto de lei, aprovado com unanimidade na câmara, o advogado Tito Valle, destacou a importância da iniciativa. Isso vai resgatar parte da história brasileira. Londrina é a primeira cidade do Paraná a comemorar o Dia da Consciência Negra. Muitas daquelas pessoas anônimas, que contribuíram para a construção da nossa cidade, serão homenageadas, afirma.
Na verdade, Guarapuava foi a primeira cidade do estado a instituir o feriado, pelo menos na teoria. Mas no último dia 20, comércio e instituições de ensino funcionaram normalmente. A única exceção foram as agências bancárias. No Brasil todo, mais de 750 municípios instituíram o feriado.
Com informações da agência Bonde News
Foto: o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), sancionou o projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra hoje, dia 10, em Londrina (divulgação)