22/08/2023
Brasil Política

Marcos Valério fecha acordo de delação premiada

imagem-138139

Com Estadão e Veja

Belo Horizonte – O empresário Marcos Valério, condenado no Mensalão a 37 anos e cinco meses de prisão, fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal para revelar crimes. A informação foi divulgada nesta terça (18), pela Record.

Marcos Valério foi transferido na noite de segunda feira (17), da Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a Associação de Proteção e Assistências ao Condenado (Apac) de Sete Lagoas, também na Grande BH.

A remoção do empresário é um indicativo de que as negociações já estavam bem adiantadas.

Marcos Valério é um personagem emblemático do Mensalão, primeiro escândalo da era Lula, que levou para a cadeia alguns dos principais quadros do PT, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o ex-presidente do partido José Genoíno.

Nas Apacs, para onde Marcos Valério foi levado no início da semana, os condenados não usam uniforme e os seguranças não portam armas. O empresário já havia pedido transferência para outra Apac, de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas. Porém, a ida para a instituição não ocorreu porque ficou comprovado que Valério, ao contrário do que alegou à época, não tinha parentes residindo no município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.