22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Maria Cecília é candidata à reeleição na OAB em Guarapuava

OAB escolhe novos dirigentes, Conselho Seccional e diretores da Caixa de Assistência no próximo dia 25 de novembro no Paraná

chapa

Integrantes da Chapa XI de Agosto na OAB em Guarapuava (Foto: Reprodução/Fábio Decker)

Muitas conquistas colecionadas no decorrer dos últimos três anos ‘cacifam’ a Chapa XI de Agosto na OAB em Guarapuava. É que a presidente da Sub Seção, Maria Cecília Saldanha é candidata à reeleição. Conforme a composição da chapa, ela tem como vice o advogado Fábio Decker.

Apesar da pandemia da covid-19 na atual gestão, segundo Maria Cecília, a entidade cresceu e se desenvolveu. “Com a inauguração da nova sede os advogados utilizaram muito o escritório compartilhado”. Inaugurada em novembro de 2019, as novas instalações da OAB em Guarapuava, oferece espaço para advogados iniciantes, ou que não têm escritório.

“Com as audiências on-line muitos advogados tinham dúvidas e nesse espaço receberam orientação”. Assim sendo, para suprir a demanda houve a modernização dos equipamentos. Conforme disse Maria Cecília, outra conquista de repercussão trata da descentralização do Exame da OAB. Num sistema de rodízio com Jacarezinho, Guarapuava sedia o processo seletivo para a Região Central do Estado.

NOVIDADES

De acordo com Maria Cecília, a eleição ocorre no dia 25 de novembro deste ano. Nesse dia também ocorre a escolha na OAB Paraná. Assim, haverá a escolha da Diretoria e Conselho Seccional. Além da Diretoria e Conselho das Subseções e Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados. Contudo, para votar os advogados e advogadas deverão estar em dia com a anuidade.

Por determinação legal, não será permitido o voto a quem não estiver em situação regular 30 dias antes das eleições, ou seja, no dia 24 de outubro. A novidade é que a eleição será on-line. Para Maria Cecília Saldanha, o objetivo é modernizar o processo eleitoral da Ordem. Desse modo, “facilitando o acesso da advocacia e ampliando a participação da classe na escolha dos dirigentes da Ordem”.

Por fim, outra inovação são as cotas de 30% para negros nas chapas inscritas. “Estamos cumprindo a cota e estamos alinhados com o apoio da Chapa XI de Agosto Estadual”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo