22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Maria Helena é o nome mais registrado pelos pais em Guarapuava em 2025

Nome feminino lidera o ranking municipal nos Cartórios de Registro Civil. Maria Cecília e Helena aparecem na sequência. Nome masculino que liderou é Miguel

Maria Helena foi o nome mais escolhido (Foto: IA)

O nome Maria Helena foi o mais escolhido pelos pais em Guarapuava em 2025. Ao todo, 33 crianças foram registradas com o nome no município. E isso, garantiu a liderança no ranking dos nomes mais registrados nos Cartórios de Registro Civil da cidade neste ano.

Na sequência aparecem Maria Cecília, com 26 registros, e Helena, com 23. Esse cenário revela a preferência das famílias guarapuavanas por nomes clássicos, de forte tradição cultural e ampla aceitação nacional.

O levantamento também revela um equilíbrio entre nomes tradicionais e tendências contemporâneas, com destaque para escolhas femininas consolidadas e nomes masculinos recorrentes. E integra a base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). A entidade congrega os Cartórios de Registro Civil do país.

A plataforma reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o território nacional. E com isso, permite consultas por nomes simples ou compostos, com recortes por estados e municípios, oferecendo um panorama detalhado das tendências regionais.

OS MAIS REGISTRADOS

Além de Maria Helena, Maria Cecília e Helena, figuram entre os nomes mais registrados em Guarapuava Miguel (19), Cecília (19), Arthur (17), Laura (17). E ainda, Maria Júlia (16), Bernardo (16), Pedro Henrique (16) e Aurora (16).

O ranking municipal também destaca a presença expressiva de nomes femininos como Alice, Heloísa, Ana Clara, Maria Alice, Maitê, Ísis, Maria Clara, Maria Vitória, Ana Laura, Maria Luíza, Lívia, Ana Luíza, Isabela, Ana Júlia e Sophia, além de nomes masculinos tradicionais como Ravi, Heitor, Davi, João Miguel, Luiz Miguel, Henrique, Leonardo, Isaac, Gael, Mathias, Samuel, José Henrique, Matheus, Gabriel, Pedro, Joaquim, Emanuel, Benício, Rafael, José Augusto, Anthony e Murilo.

De acordo com o presidente da Arpen/PR, Cesar Augusto Machado de Mello, os nomes escolhidos pelas famílias refletem muito mais do que uma preferência estética. “Eles revelam valores, afetos e tendências culturais de cada época. O Registro Civil permite acompanhar essas transformações de forma transparente e segura, mostrando como as famílias paranaenses constroem, desde o nascimento, a identidade de seus filhos”.

RANKING DOS 10 NOMES MAIS REGISTRADOS EM 2025

1º Maria Helena – 33
2º Maria Cecília – 26
3º Helena – 23
4º Miguel e Cecília – 19
5º Arthur e Laura – 17
6º Maria Júlia, Bernardo, Pedro Henrique e Aurora – 16
7º Ravi – 15
8º Alice – 14
9º Heloísa, Heitor, Ana Clara, Maria Alice, Maitê e Davi – 13
10º Ísis e João Miguel – 12

RANKING DOS 10 NOMES FEMININOS MAIS REGISTRADOS EM 2025

1º Maria Helena – 33
2º Maria Cecília – 26
3º Helena – 23
4º Cecília – 19
5º Maria Júlia e Aurora – 16
6º Laura – 17
7º Alice – 14
8º Heloísa, Ana Clara, Maria Alice e Maitê – 13
9º Ísis – 12
10º Maria Clara e Maria Vitória – 11

RANKING DOS 10 NOMES MASCULINOS MAIS REGISTRADOS EM 2025

1º Miguel – 19
2º Arthur – 17
3º Bernardo e Pedro Henrique – 16
4º Ravi – 15
5º Heitor e Davi – 13
6º João Miguel – 12
7º Luiz Miguel, Henrique e Leonardo – 11
8º Isaac, Gael, Mathias e Samuel – 10
9º José Henrique, Matheus, Gabriel, Pedro, Joaquim e Emanuel – 9
10º Benício, Rafael, Ravi Miguel e José Augusto – 8

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.