22/08/2023



Guarapuava Política

Maria José assume a diretoria-executiva do Centro de Especialidades

A ex-vereadora e enfermeira já respondeu pela Secretaria Municipal de Saúde em gestões do ex-prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli

maria jose

Conforme o presidente do consórcio, Celso Góes, Maria José assume o comando (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A ex-vereadora Maria José Mandu Ribas será a primeira diretora-executiva do Consórcio Intergestores de Saúde da 5a Regional, o CIS 5ª Regional. O anúncio ocorreu nesta quinta (5), em Guarapuava durante a primeira assembleia ordinária.

Além de eleger a diretoria e os conselheiros consultivos e fiscais, titulares e suplentes, Candói aderiu ao Consórcio. De acordo com o presidente Celso Góes, dos 20 municípios da Regional, apenas Candói estava de fora. Conforme o presidente, hoje não se pode pensar em saúde apenas no âmbito municipal. “Se todos estiverem integrados, com mesmos objetivos, nossas demandas terão mais peso. Precisamos buscar recursos e concretizar o projeto do Centro de Especialidades, e do SAMU Regional. Ambos atenderão uma população de quase 500 mil habitantes”.

Conforme deliberação da assembleia, a diretoria fará o planejamento de custos para o funcionamento do Centro e dar andamento na organização do SAMU Regional.  Inicialmente, a equipe técnica será cedida pelos consórcios regionais e municípios para a estruturação do CIS 5ª Regional. Conforme Celso Góes, somente depois da organização administrativa e definição dos serviços, haverá o aporte de recursos para constituição financeira do consórcio. “Também vamos solicitar ao Estado a manutenção da estrutura física e a entrega dos equipamentos que faltam. Assim podemos direcionar os recursos para ampliar os serviços”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo