Depois do veranico desta semana com temperaturas perto de 30ºC, a sexta (23) já começou diferente em Guarapuava. Quem acordou cedinho sentiu que as temperaturas caíram, os ventos aumentaram e o dia começou com céu encoberto. Tudo isso porque está se aproximando do Paraná uma massa de ar polar.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança climática deve provocar inclusive geada. Em Guarapuava, o dia permanece parcialmente nublado com pancadas de chuva. O volume é de 9,5 milímetros. Assim, hoje os termômetros variam entre 11ºC e 19ºC, com rajadas de vento de 60 Km/h.
Para sábado (24), o frio aumenta. Pela manhã a mínima deve ficar em torno de 7ºC e a máxima não passa dos 14ºC. O acumulado de chuva atinge 12 milímetros. E o sol não deve aparecer. A chuva de sexta e sábado melhora a qualidade do ar, que apresentava umidade muito baixa e contribui para conter os focos de queimadas, que aumentaram nos últimos dias.
No domingo (25), o sol reaparece, mas o frio se intensifica e tem previsão de geada. Os termômetros variam entre 3ºC e 12ºC. A previsão de geada permanece para segunda (26) e terça (27), com temperaturas próximas a zero grau. Em General Carneiro, o Simepar aponta que deve fazer até -3,5ºC.
Leia outras notícias no Portal RSN.