22/08/2023
Educação Em Alta Paraná

Matrícula na rede e inscrições para cursos profissionais encerram nesta quarta (15)

Confirmação da matrícula exige apresentação de documentos que podem ser anexados na plataforma ou entregues no colégio em janeiro de 2026

Matrículas terminam quarta (15) (Foto: Lucas Fermin/SEED-PR)

Encerram nesta quarta (15) duas etapas fundamentais do processo de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual do Paraná. Até essa data, devem ser concluídas a rematrícula de estudantes que permanecem na mesma escola. E também as inscrições no Processo Classificatório da Educação Profissional e dos cursos Subsequentes.

Esses procedimentos são obrigatórios e estão disponíveis na Área do Aluno, acessada com CPF e celular previamente cadastrados. A participação das famílias nesse momento é fundamental. Isso porque ajuda no planejamento do atendimento de cada estudante, como lotação das turmas e gestão das escolas. Além disso, a Área do Aluno representa um avanço na modernização da nossa rede. Simplifica o processo, assegura transparência e fortalece a relação com a comunidade escolar.

ENSINO PROFISSIONAL

Conforme a Secretaria Estaadual de Educação, a rede estadual oferta mais de 45 cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos. São eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais. Além de Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia. E ainda, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, com carga horária de 800 horas.

Esses cursos são oferecidos nas modalidades integrada, concomitante e subsequente, conforme o perfil do estudante. Atualmente, a rede estadual conta com 777 escolas, distribuídas em 32 Núcleos Regionais de Educação, que desenvolvem cursos técnicos voltados à formação profissional e à inserção dos jovens no mercado de trabalho.

PRAZOS

Quem deve realizar até 15 de outubro:

– Rematrícula: para estudantes que permanecerão na mesma escola em 2026.
– Processo Classificatório da Educação Profissional: destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que querem ingressar em cursos técnicos integrados e aos concluintes do 3º ano do Ensino Médio que desejam seguir no Subsequente.

Após essa fase, o calendário segue com novas etapas em novembro e dezembro, contemplando alunos que avançam de etapa escolar, estudantes vindos de outras redes, transferências e ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

A confirmação da matrícula exige a apresentação de documentos que podem ser anexados na plataforma ou entregues presencialmente na escola a partir de janeiro de 2026:

– Comprovante de vacinação atualizado
– Documento de identificação do estudante (RG e CPF)
– Certidão de nascimento
– Documento com foto do responsável legal (para menores de idade)
– Comprovante de residência atualizado emitido pela Copel ou Sanepar nos últimos dois meses.

PRÓXIMAS ETAPAS

– Rematrícula (alunos que permanecem na mesma escola): 1º a 15 de outubro
– Inscrição para Educação Profissional (9º ano e 3º ano do Médio): 1º a 15 de outubro
– Resultado do Processo Classificatório da Educação Profissional: 03 a 07 de novembro
– Matrículas de alunos novos (5º ano municipal para 6º ano estadual, 9º ano para Ensino Médio: 10 a 21 de novembro
– Vaga de preferência (mudança de escola na rede estadual ou particular) e matrículas na EJA: 1º a 12 de dezembro

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.