22/08/2023



Educação

Matrículas do Sisutec terminam hoje

As matrículas para os estudantes aprovados no Sistema Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam nesta sexta-feira (28/6). Os selecionados devem levar os documentos necessários às instituições onde farão seus cursos técnicos. A lista de documentos deve ser verificada com cada estabelecimento de ensino. O resultado da seleção está disponível no site do sistema desde a última terça (25/3). No portal é possível, também, conferir o cronograma completo das etapas de seleção.

A procura por cursos do Sisutec aumentou quase 40% em relação a 2013. Foram 1.016.211 inscrições. Considerando que cada candidato pode concorrer em duas opções de curso,  total de inscritos chegou a 527.730. O estado do Rio de Janeiro liderou as inscrições com 111.282, seguido de Minas Gerais com 100.738 inscritos. São Paulo aparece em terceiro lugar, com 88.586 inscrições.

Esta edição do Sisutec ofereceu 293.738 vagas em cursos técnicos subsequentes, para candidatos que tenham o ensino médio completo. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período entre 14 de abril e 12 de maio.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, obtido nota superior a zero na redação, e que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas. Os resultados da segunda chamada devem ser divulgados na próxima terça feira (1º/4).

Durante as duas chamadas, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência disputa apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2013. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo