22/08/2023
Guarapuava Política

MDB define que vai ter candidatura a deputado federal em Guarapuava

MDB reuniu lideranças do agronegócio, profissionais liberais, pastores evangélicos, entre outros, no Sindicato Rural. Nome não foi definido

almoço4

MDB em Guarapuava: Josiel, Adur, Pessuti, Dalmolin, José Lima e ‘Ligeirinho’ (Cidadania) (Foto: Portal RSN)

Por pouco a sede do Sindicato Rural de Guarapuava não ficou pequena para abrigar o encontro do MDB, nesta sexta (20), em Guarapuava. Isso porque, no almoço, que ofereceu carne de ovelha e charque, o presidente estadual do Partido, deputado Anibelli Neto conclamou os filiados. De acordo com o líder estadual, o MDB de Guarapuava precisa voltar a ter protagonismo no cenário político.

Renato Adur e Anibelli Neto (Foto: Portal RSN)

Acompanhado pelo ‘guru’ Renato Adur e pelo presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Orlando Pessuti, o parlamentar defendeu candidaturas próprias à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. “Guarapuava e a Região precisam ter essa representatividade”.

Conforme Adur, que falou a um público composto por lideranças do agronegócio, profissionais liberais, emedebistas remanescentes, pastores evangélicos, entre outras presenças, o MDB busca recuperar as forças.

O MDB tem 154 mil filiados, é o maior partido do Estado. No entanto, nos últimos anos veio esmorecendo por falta de uma gestão mais firme, de um diálogo mais importante com a base do partido, que foi o que sempre nos deu sustentação.

De acordo com Adur, depois da convenção em junho do ano passado, a proposta é de reconstruir o MDB. “E estamos fazendo com muita propriedade em todas as cidades do Paraná. A alegria é uma só, o entusiasmo está voltando”.

Thiago Pfann, Nei Caldas, Joseph Pfann, Orlando Pessuti e Rodolpho Botelho (Foto: Potal RSN)

Num pronunciamento saudosista, Pessuti disse que é pré-candidato ao Senado Federal. Todavia, o MDB conta também com outros dois nomes interessados na mesma vaga. Assim sendo, ele lembrou que essa ‘disputa’ faz parte do processo democrático. Além disso, também ratificou a necessidade de Guarapuava e Região elegeram representantes.

Já o representante do MDB local, José Lima lembrou que existe um vácuo de oito anos na esfera federal. Assim, afirmou também que Guarapuava merece contar com deputados locais que conheçam as demandas do município e da Região.

NA REGIÃO

Presidente do SRG, Rodolpho Botelho, Josiel Lima e Celio Rodrigues (Foto: Portal RSN)

Durante o encontro houve a apresentação de um novo filiado. Trata-se do empresário Josiel Lima. Ele agora é o coordenador do MDB na Região da Associação dos Municípios do Centro do Paraná, a Amocentro.

DIRETÓRIO MUNICIPAL

Após o almoço os diretórios municipal e estadual reuniram-se para novos alinhamentos. Esta foi a primeira reunião com a cúpula paranaense, após Anibelli ter assumido a presidência. De acordo com as definições, Guarapuava vai ter candidatura própria à Câmara Federal. No entanto, ainda não há definição sobre quem será o candidato. Também há a possibilidade de uma candidatura à Assembleia Legislativa do Paraná.

Renato Adur, Josiel Lima, Anibelli Neto, Evandro Dalmolin, José Lima e Orlando Pessuti (Foto: Portal RSN)

Conforme informações de bastidores, um novo encontro vai ocorrer para as tratativas finais. Entre estas, a reorganização e o fortalecimento do Diretório Municipal. Mesmo porque a presidente, a vereadora Bia Neves, estava ausente. Ela encontra-se em curso na Fundação Ulisses Guimarães em São Paulo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.