22/08/2023



Educação Paraná

MEC começou as visitas para a implantação do curso de Medicina

imagem-135379

Da Redação

Guarapuava – O Ministério da Educação já iniciou as visitas nas quatro instituições de ensino superior do Paraná selecionadas para receber os novos cursos de Medicina. O anúncio foi feito pelo deputado Zeca Dirceu. Das quatros instituições, duas já foram visitas pela comissão de avaliação: Faculdade Integrada de Campo Mourão e a Fadep de Pato Branco. A Faculdade Campo Real de Guarapuava e a Unipar de Umuarama ainda não têm data definida para a visita.

Para que a implantação desses cursos seja realizada, é necessário passar por alguns procedimentos como essa visita realizada pela comissão do Ministério da Educação (MEC). Essa comissão é composta por especialistas em educação médica.

Na Faculdade Integrada de Campo Mourão, a visita foi realizada nos dias 1º, 2 e 3 de junho. Monitores do MEC foram à faculdade para monitorar as condições técnicas e se a estrutura estava de acordo com as exigências do ministério. Eles visitaram a infraestrutura da instituição, falaram com os professores, fizeram uma reunião com a Secretaria de Saúde, visitaram o Hospital Santa Casa e as Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo informações repassadas pela Faculdade Integrada, a comissão sinalizou a visita de forma positiva. O próximo passo é esperar um relatório com os resultados da avaliação dessa visita. O relatório deve sair nos próximos 60 ou 90 dias.

Na Fadep, Faculdade de Pato Branco, a visita começou na segunda (05). Os avaliadores estão seguindo uma agenda que foi encaminhada pelo MEC. No primeiro dia, a comissão do MEC se reuniu com a direção da instituição, com o presidente da entidade mantenedora, prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Pato Branco e de Coronel Vivida. Foi realizada, ainda, uma reunião com a coordenação do curso e visitas nas instalações da instituição. No dia 6, a comissão esteve nos cenários das práticas, ou seja, os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde dos dois municípios. Na sequência, será feita uma reunião com os professores e com os técnicos administrativos da instituição. O último dia da visita foi ontem (08). O relatório com o resultado final deve ser emitido em um prazo de 30 a 60 dias. A Fadep de Pato Branco está com as melhores expectativas possíveis para a implantação do curso de medicina.

A implantação dos cursos de Medicina nessas faculdades é uma das bandeiras levantadas pelo deputado federal Zeca Dirceu, presidente da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina, que tem buscado recursos e acompanhado o processo desde o início. Ele protocolou um ofício no Ministério da Educação solicitando informações do cronograma dos procedimentos para a implantação dos cursos, para que o processo seletivo aconteça já no segundo semestre de 2017. “O tempo de espera das instituições e os prazos estipulados pelo MEC inviabilizam o cumprimento do calendário para a implantação ainda neste ano. Eu espero que o MEC dê celeridade ao processo para a implantação dos novos cursos”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo