22/08/2023
Brasil Guarapuava Paraná Política

Médico de Guarapuava tem candidatura a federal confirmada pelo NOVO

Ian Saraiva faz a sua estreia na política partidária e, por enquanto, é o quarto candidato, por Guarapuava à Câmara Federal

ian-saraiva

“O Brasil está nas mãos de cada um”. A afirmação foi feita pelo médico Ian Saraiva logo após o comunicado oficial da sua candidatura a deputado federal pelo NOVO, é uma chamada para o voto consciente nas eleições de outubro deste ano.

Fazendo a sua estreia na política, a partir de uma indignação com o atual cenário político nacional, e pregando o fim da corrupção, o médico que reside em Guarapuava nasceu em Araguaína, então norte do estado de Goiás que foi emancipado em estado do Tocantins em 1988.

Em 2003, foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da única faculdade de medicina do Tocantins (ITPAC). Assim como a entrada na política partidária se traduz em desafio, ingressar no curso superior só foi possível graças a um crédito educativo municipal que arcou com 30% do valor das mensalidades, “crédito devidamente quitado aos cofres municipais por mim após a conclusão do curso” e à sua mãe, Maria das Graças, que usou de suas economias e de empréstimos bancários para pagar o restante das mensalidades.

“Tenho uma gratidão eterna e felizmente hoje posso ajudá-la como ela me ajudou”.

Em 2010, em ato que ele considera de patriotismo, voluntariou-se como médico para o serviço militar da Marinha do Brasil, tendo servido em Brasília (DF) no Grupamento de Fuzileiros Navais. Após promoção a primeiro tenente temporário pediu licenciamento do serviço militar para retornar à profissão médica. Em 2013, mudou-se para Londrina (PR) para realizar especialização em ultrassonografia, área em que começou aperfeiçoar-se desde 2011. Em 2015, veio a Guarapuava, onde reside atualmente, e recebeu o título de especialidade médica em ultrassonografia geral. Ian é casado com a coronel vividense Taís Nichelle.

Ian teve o seu nome aprovado pelo NOVO na convenção realizada no dia 25 de julho, última quarta feira, em Curitiba. Fundado em 2011 por um grupo de 181 pessoas sem vínculos com o mundo político, muitas das quais empresários e profissionais do mercado financeiro, o Novo, é  um partido político de direita alinhado às ideias do liberalismo econômico. Segundo o seu fundador e primeiro presidente, João Dionisio Amoêdo, pretende eleger ao menos 30 deputados federais, o que tornaria o partido a oitava maior bancada na Câmara dos Deputados hoje, com uma representação igual à do DEM, do presidente da instituição, Rodrigo Maia.

Apesar da convenção definir que o partido não coligará com outras siglas e nem fará alianças com outros candidatos, que no Paraná só terá postulantes à Câmara Federal e terá Amoêdo à presidência da República, Ian está otimista e aposta na indignação do eleitorado em relação aos políticos atuais. Sem recursos, sem máquina partidária, Ian se utilizará, principalmente, das ferramentas oferecidas pela Internet para alavancar a sua candidatura.

Uma pesquisa recente feito pelo Google, em 19 de julho, constatou que 37,2% das pesquisas buscam conhecer o NOVO, sendo a sigla mais pesquisada pelos internautas.

NÚMERO

Por enquanto, Guarapuava conta com quatro postulantes à Câmara Federal, dos quais dois já estão oficializados: Ian, João Nieckars (MD), Professor Gilberto (PT) e Cristina Silvestri (PPS) que ainda não foi à convenção.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.