Guarapuava – Nesta sexta-feira, dia 21, o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo (foto), estará em Guarapuava para conversar com médicos da regional sobre assuntos de atualização científica e discutir também questões que envolvem a classe médica.
Macedo irá fazer a abertura da 35ª Jornada Médica Multidisciplinar Descentralizada, falando sobre o Sistema Nacional de Atendimento Médico Sinam – criado pela Associação Médica do Paraná. O Sistema beneficia quem não tem plano de saúde e não quer depender do sistema público para cuidar da saúde. A idéia é ampliar o Sinam para várias regiões do Paraná, sendo que hoje ele já tem mais de 650 mil usuários apenas em Curitiba e Foz do Iguaçu.
O próximo médico a fazer palestra na jornada é diretor do departamento Científico e Cultura da AMP, o cardiologista Dr. Osni Moreira filho, sobre Hipertensão Arterial Resistente – HAS. Ele vai falar sobre as particularidades e manejo da doença. Hoje em dia um número grande de pacientes tem dificuldades de Controlar a HAS, doença muito comum e analisada por todos os médicos, independente da especialidade
O terceiro assunto da Jornada é a Dor Crônica, abordada pelo vice-presidente da AMP e geriatra João Carlos Gonçalves Baracho. Tipos de dores, diagnósticos, terapêutica, medicação para cada caso. Para finalizar o evento, o angiologista e cirurgião vascular José Fernando Macedo fala sobre Trauma Arterial. Em seguida, os participantes da jornada serão recepcionados em um jantar que irá homenagear os médicos pioneiros da região.