Contribuintes que se enquadram como Microempreendedores Individuais (Mei’s) têm até 30 de junho para entregar a declaração simplificada do ano-base 2021. O Governo Federal prorrogou o prazo que iria até fim de maio. Quem extrapolar a data pode pagar multa com o valor mínimo de R$ 50.
Dessa forma, a Agência do Empreendedor de Guarapuava fornece todas as informações e auxilia os microempreendedores no preenchimento correto da declaração. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), no município, mais de mil pessoas optaram por fazer a declaração de forma presencial. Isso porque há um contador que presta serviço para a Agência e que preenche o documento do contribuinte.
Conforme Fernando Stelle, agente de crédito da Agência do Empreendedor, em Guarapuava há mais de dez mil pessoas inscritas no MEI. Ele alerta para que todos fiquem atentos aos prazos para que não ocorram transtornos futuros.
A prorrogação do prazo por parte da Receita Federal, foi para evitar tumulto na hora da entrega da declaração. Mas isso não significa que é para deixar tudo para a última hora.
A coordenadora da Agência do Empreendedor, Valesca Borchardt Knopp, lembrou que o contribuinte que não apresentar a declaração pode ter o CNPJ considerado inapto. Segundo a coordenadora, isso gera problemas, pois a empresa fica impossibilitada de desenvolver as atividades e de fornecer nota fiscal. Bem como, acumula uma dívida ativa.
Isso porque “as guias mensais continuam sendo geradas e, com isso, há um acúmulo de dívida ativa. O ideal é que todos os contribuintes que se enquadram no MEI, cumpram com todas as obrigações fiscais”.
SERVIÇO
Todas as informações e orientações sobre a Declaração do Imposto de Renda, além da busca por outros serviços da Agência do Empreendedor, devem ocorrer pelos canais de comunicação do órgão.
- WhatsApp: (42) 3621 3159 e (42) 3621 3097
- E-mails: empreendedor.guarapuava@gemail.com e creditofomento@gmail.com (crédito)
- Facebook: http://www.facebook.com/1468720666716710/
Leia outras notícias no Portal RSN.