22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Mesmo sem Papai Noel, Praça Encantada atrai centenas de pessoas

Ausência do Papai Noel na Praça Encantada é para evitar aglomerações e o contágio da covid-19, diz secretária de Turismo Katriane Mila

praça6

Praça tem ambulantes e decoração especial (Foto: Portal RSN)

Enquanto João e o filho Thiago preparam o caldo de cana que vai garantir a ‘feira’ da noite, Maria da Conceição prepara o pastel que será frito na hora. No entanto, ambos estão em diferentes pontos da Praça 9 de Dezembro, que desde a última sexta (10) se ‘vestiu’  de cores e sabores para se tornar a Praça Encantada, em Guarapuava. Todavia, a falta do Papai Noel desagrada crianças e adultos.

Apesar da ausência do Papai Noel, um dos ícones natalinos, sob a justificativa de evitar aglomeração, o local atrai centenas de pessoas. O ‘sinal verde’  é dado com o cair da noite quando as luzes natalinas se acendem pela cidade. São ruas e avenidas que ganham cores e inundam a cidade com o clima típico de fim de ano.

Basta dar um passeio, começando pela Avenida Manoel Ribas, principal via de acesso a partir do trevo principal. As luzes amarelas e azuis expostas em travessas e símbolos são um toque especial. Já na XV de Novembro, palavras iluminadas expressam sentimentos. Assim sendo, a gratidão, esperança, votos de saúde, entre outras, ganham espaço até a rua Saldanha Marinho.

Luzes e cores atraem visitantes (Foto: Portal RSN)

DOÇURA

No entanto, antes desse percurso, ainda na XV, a Praça Encantada ganhou o tema ‘Candy’. E mesmo que a casinha do Papai Noel esteja vazia, está sendo o cenário para registros fotográficos.  “É uma pena que não tenha o Papai Noel. É a maior atração para as crianças. Meus filhos ficaram frustrados”, disse Nair Amaral. Ela saiu do bairro Santa Cruz para levar os três filhos até a Praça.

Assim como ela, dezenas de famílias aproveitaram o fim de semana de clima quente. “É muito bom esse clima de Natal pra poder sair com a família. Mas bem que poderia ter aqueles personagens e o Papai Noel. Estão falando em aglomeração, mas olha, a Praça de Alimentação está cheia de gente”.

Centenas de pessoas visitam a Praça Encantada (Foto: Portal RSN)

Ao lado da praça, a Feira Solidária, reúne artesãos que expõem peças e sugestões para presentes. Em meio a tudo isso, ‘comes’ e ‘bebes’ ganham o público pelo olfato. São espetinhos, pasteis, milho verde e outras guloseimas que garantem renda aos ambulantes.

Também não faltam opções de balões e brinquedos. E de repente um apito avisa: o trenzinho da alegria está chegando para um novo ‘tour’ pelos pontos decorados da cidade.

Feira Solidária e Praça de Alimentação são atrações à parte (Foto: Portal RSN)

PRECAUÇÃO

De acordo com a secretária de Turismo, Katriane Mila, a ausência do Papai Noel e dos personagens da Praça Encantada foi para evitar uma grande aglomeração em volta da praça. Conforme Katriane, principalmente em um ambiente fechado, onde ficaria o Papai Noel.

“Neste momento, é necessário não exagerarmos com a aglomeração, devido a nova cepa, então a prefeitura optou por não ter Papai Noel. Pela casinha ser fechada, sempre existe aquela proximidade para fotos e abraços. Sem contar que o número de visitantes iria aumentar excessivamente. Pré-pandemia, a praça chegava a receber 15 mil pessoas em uma só noite”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo