O Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, pioneiro em Guarapuava, vem se destacando no cenário acadêmico, promovendo grandes transformações na sociedade. Isso porque os mestres formados pela instituição têm contribuído para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares entre as áreas relacionadas à saúde, associado a uma demanda necessária na pesquisa, ensino e extensão.
Em uma dissertação, o médico nefrologista Orlando Belin Junior desenvolveu um aplicativo utilizando inteligência artificial, para ajudar no diagnóstico precoce da doença renal crônica. Para ele, foi uma grande honra fazer parte da primeira turma da UniGuairacá.
Foi trabalhoso, mas em compensação, muito gratificante. Tivemos a sorte de encontrar uma turma querida, uma parceria muito bacana. Os professores são excelentes, sempre nos inspirando e incentivando, então foi muito proveitoso.
O programa, reconhecido pela CAPES, visa preparar profissionais da equipe multidisciplinar para atuar na ampla área da promoção da saúde, por meio de suporte teórico e desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, o programa tem duas linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Saúde; e Estratégias Interdisciplinares em Inovação e Promoção da Saúde.
A médica nefrologista Roseli Riki Matsubara também viu no Mestrado da UniGuairacá a oportunidade de fazer a diferença.
A informação é, muitas vezes, complexa demais para passar aos pacientes e cuidadores, então o meu trabalho de Mestrado é um protótipo de aplicativo para auxiliar na passagem dessas informações. Bem como, auxiliar a equipe interdisciplinar nas orientações, nos cuidados e adesão do paciente ao tratamento.
CONGRESSO BRASILEIRO
Atualmente, no Brasil, há apenas seis instituições de ensino que ofertam cursos de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. De acordo com as informações, a cada dois anos, uma das instituições organiza o Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, para ampliar o debate sobre temas relevantes na área. Em 2022, Guarapuava recebeu o evento pela primeira vez do evento, na UniGuairacá, na 5ª edição.
De acordo com a Vice-Reitora, Prof. Dra. Kelly Cristina Nogueira Soares, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e coordenadora do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, o evento contou com dias enriquecedores.
As palestras e mesas redondas tiveram assuntos extremamente relevantes e importantes, trabalhando o contexto da promoção da saúde e a importância do trabalho interdisciplinar. Assim, ocorreu um congresso de muito conhecimento, troca de experiências e contribuições ricas aos ouvintes.
INSCRIÇÕES
Estão abertas as inscrições para o quarto processo de seleção do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá. Clique aqui e saiba mais.
Leia outras notícias no Portal RSN.