22/08/2023
Cotidiano

Milhares de fiéis participam do Domingo de Ramos

imagem-70231

O Domingo de Ramos e da Paixão de Cristo, com missas, procissão e bênçãos dos ramos, marcaram este domingo (14), o início da Semana Santa. A data assinalou ainda o encerramento da coleta da solidariedade da Campanha da Fraternidade. Envelopes para doações foram retirados neste domingo nas igrejas.

A festa móvel cristã, celebrada religiosamente um domingo antes da Páscoa reuniu milhares de fiéis em diferentes paróquias de Guarapuava neste domingo. Nesta ocasião se comemora a entrada triunfal de Jesus de Nazaré em Jerusalém, onde chegou montado em um jumento (que simboliza a humildade) e o povo empunhando folhas de palmeiras clamavam em alto e bom som: “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”, lançando mantos e pequenos ramos de árvores aos seus pés.

Os ramos que os fiéis levaram foram abençoados pelos sacerdotes. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.

O sentido da festa do Domingo de Ramos trata tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, como faz recordar sua Paixão. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Em muitas igrejas, as folhas de palmeira são guardadas para serem queimadas na Quarta feira de cinzas do ano seguinte. A Igreja Católica considera as folhas abençoadas como sagradas.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.