22/08/2023
Cotidiano

Militares de Guarapuava vão desfilar em outros municípios

imagem-19803

A solenidade cívica alusiva ao Dia da Independência do Brasil no 26° GAC em Guarapuava começará às 8 horas de 7 de Setembro e é reservada apenas aos militares. "Vamos fazer uma formatura milutar como acontece em cada data civica", disse o coronel  Cesar Augusto Rosa de Araújo (foto), comandante da unidade militar em Guarapuava. Efetivos do Exército, porém, participação de desfiles em Palmital, Candói e Pitanga.

De acordo com o coronel Augusto, por ser da comunidade compete à Prefeitura a organização do desfile que neste ano, pela segunda vez consecutiva, não vai acontecer. "O cancelamento foi ocasionado por um problema técnico", disse o comandante.

Questionando pela jornalista Cristina Esteche se "problemas técnicos" podem se sobressair ao civismo o militar perguntou se a resposta deveria ser como cidadão ou como militar.

"Como cidadão todos somos patriotas e essa manifestação acontecerá quando estiver assistindo o desfile pela televisão, se colocar uma bandeira no meu carro e sair às ruas. Como militar, a organização e a participação na formatura militar já cumpre a minha obrigação", afirmou. "O desfile é uma manifestação coletiva", observa.

O prefeito Fernando Ribas Ribas, como vem acontecendo em outros casos envolvovendo a responsabilidade da Prefeitura se omitiu em prestar esclarecimentos à sociedade. No site oficial, uma nota se limita a dizer que o cancelamento aconteceu "por diversos fatores".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.