22/08/2023

Minhas homenagens à eficiência humanitária da Faculdade Guairacá

Hoje vou render publicamente homenagens à eficiência humanitária da direção da Faculdade Guairacá, de Guarapuava.

Dezenas de famílias de Prudentópolis sofreram agoniadas na noite desta quarta feira (13), quando um ônibus que transportava estudantes daquele município para Guarapuava se envolveu em um acidente.

Já vi muito disso e em todas as vezes isso foi tratado como FATALIDADE. Não há como apurar culpados ou transferir responsabilidades. Foi uma fatalidade.

Porém, aqui entra o meu reconhecimento público à direção da Faculdade Guairacá.

Tão logo a direção da faculdade recebeu a notícia, se desdobrou em 30 e pôs todo o quadro funcional à disposição dos familiares e acidentados. O própio diretor da Guairacá, Joarez Soares, percorreu as unidades de Saúde e os hospitais de Guarapuava e acompanhou todos os 35 estudantes que estavam no ônibus.

Foi providenciado transporte para os familiares que precisassem e hotel foi reservado, para que os estudantes que fossem sendo liberados tivessem onde ficar.

Soares ofereceu às unidades de Saúde e aos hospitais guarapuavanos o seu quadro de profissionais, que compõem a Clinica Integradas Guairacá, com experiência em casos que envolvem fraturas.

Além disso, hoje ficamos sabendo que todos os cerca de 3.000 acadêmicos da Guairacá são cobertos por seguro, que cobrem prováveis acidentes tanto na instituição quanto fora dela.

Ao meio dia, ao encontrar o Soares no restaurante da Guairacá, quando ele chegava da visita aos acadêmicos ainda internados nos hospitais Santa Tereza e São Vicente, ele disse: "Por alguns metros não presenciamos uma catástrofe", se referindo à situação e ao local onde o ônibus caiu no acidente.

Quem conhece o diretor da Guairacá, já ouviu o seu discurso sobre a necessidade de implantação de um Curso de Medicina em Guarapuava, mas voltado para o lado humano. "Médico lida com gente, com humanos. E isso o Curso tem que ensinar e desenvolver", diz ele.

Quem o conhece na teoria, pode nesse triste episódio do acidente, conhecer o seu discurso na prática. Gente se salva com gente.

Parabéns ao espírito humano da direção da Faculdade Guairacá. Exemplo a ser seguido no País, em todos os setores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo