Pensando na educação das futuras gerações, Guarapuava deve contar em breve com uma minicidade que ajudará as crianças aprenderem mais sobre a vida no trânsito. Sendo assim, o prefeito Celso Goes apresentou o projeto nessa terça (23), ao Departamento de Trânsito do Paraná, em Curitiba.
Desse modo, no espaço as crianças terão aulas práticas sobre o trânsito. O local será adaptado e cuidadosamente criado para que todo o conhecimento seja passado de forma lúdica, abordando os deveres e as obrigações de motoristas e pedestres. Assim, a proposta de Guarapuava contribui para o projeto do Estado da construção da Escola Pública de Trânsito.
De acordo com o prefeito, Celso Goes, a minicidade deve ser construída ao lado da Rodoviária de Guarapuava. “Com isso estamos ajudando a educar o cidadão de amanhã. Com uma cidade mais consciente no trânsito, todos ganham”.
Além da minicidade, quase 13 mil exemplares de material didático educativo para o trânsito serão distribuídos aos alunos das escolas municipais matriculados do 1° ao 5° ano, do Ensino Fundamental. Para muitos, este poderá ser o primeiro contato com as normas. A parte teórica antecede às aulas práticas.
Conforme o Diretor Geral do Detran, Wagner Mesquita, são essas ações de prevenção que garantem um trânsito com mais segurança no futuro. “Além das crianças terem a função de disseminação da informação, levando o que viu e aprendeu na escola, para dentro de casa.”
PARCERIAS
Desse modo, o prefeito fez a apresentação acompanhado do secretário de Trânsito, Adalberto de Campos e da deputada Cristina Silvestri que foi o elo entre os dois governos. O secretário de trânsito, Adalberto de Campos, informou que o projeto deve ser construído em breve.
Por fim, a apresentação também contou com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
Leia outras notícias no Portal RSN.