O Ministério da Saúde disponibilizou um novo aporte financeiro aos hospitais da 5ª Regional de Saúde. A portaria 2035/2013 visa o incentivo a contratualização das instituições de saúde. As entidades que já possuem contratos com o estado já poderão receber o incentivo. As outras instituições terão que cumprir uma serie de normas previstas na portaria.
De acordo com o chefe da 5ª Regional, Vinicius Traiano, para receber os valores são necessários o cumprimento de alguns requisitos. “A contratualização dos hospitais é um pacote de serviço que a instituição cumpre, ou alcançando 90% da meta, já recebe o investimento financeiro. Isso aumenta significativamente os ganhos dos hospitais. Já irão receber o Hospital Sagrado Coração de Jesus e Santa Casa de Misericórdia de Prudentopolis, o Irmandade São Vicente de Paulo de Pitanga e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo de Guarapuava”.
Para conseguir receber o incentivo a entidade precisa apresentar alguns quesitos, como explica Traiano. “Outros hospitais precisam ser uma entidade filantrópica, uma santa casa, ou com a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas) vigente ou apenas o protocolo. Assim, eles já estão aptos a receber o aporte”.
Traiano ainda informa sobre outro hospital de Guarapuava. “No que me parece em uma primeira lista fechada, o Hospital Santa Tereza era citado, e em uma segunda publicação ele já não aparece. Nossa briga é recolocá-lo na lista para que também passe a receber essa ajuda”.